Usinas

Usina Lins investe em inteligência artificial na indústria e recebe excelência operacional como retorno

Quem conta os detalhes é o coordenador de extração, Júlio Pavanelli que destaca os ganhos operacionais da usina após implementar a Otimização em Tempo Real

Júlio Pavanelli:
Júlio Pavanelli:

Desde a safra de 2007/08 a Usina Lins, localizada no interior paulista, está em constante evolução de seu processo industrial saindo de um volume de 1,3 milhões de toneladas chegando na safra atual a 5,5 milhões de toneladas. Mesmo tendo alcançado um índice de satisfação em termos de produção a gestão da usina quer ir além.

LEIA MAIS > Otimização em Tempo Real garante maior eficiência de Evaporação na unidade Cruz Alta, da Tereos

Nesse sentido, a usina tem investido em tecnologia para maximizar sua eficiência e produtividade. Durante o 6º SINATUB Custos, Perdas e Gestão Industrial Inteligente, o coordenador de extração da Usina Lins, Júlio Pavanelli, falou sobre o desafio de operar uma planta diante da constante exigência por excelência operacional e benefícios que a Otimização em Tempo Real através do S-PAA tem proporcionado à sua equipe.

LEIA MAIS > Usina Rio Dourado obtém menor variação de vapor usando inteligência artificial

“Somos uma empresa em constante movimento em busca de excelência, porque hoje a busca da excelência não é um diferencial, é uma obrigatoriedade para que nós consigamos sobreviver. Somos um mercado que vive de commodities então nós estamos navegando entre altos e baixos. Temos que ter um nível de excelência no maior possível e a nossa visão é aumentar o nosso portfólio de produtos”, descreveu o coordenador de extração.

LEIA MAIS > Como saber se uma usina bioenergética é Usina 4.0 de verdade

Ele também comentou sobre como o uso do S-PAA, único software de Otimização em Tempo Real (RTO) para usinas de açúcar e etanol em todo o mundo, vem acrescentando mais eficiência à planta industrial e à sua equipe em um momento do mercado bioenergético em que se deve apostar na diversificação e na eficiência.

LEIA MAIS > Gerente de Novos Negócios do Grupo Pedra explica como fazer uma gestão industrial inteligente

“O S-PAA é uma ferramenta que inova na excelência operacional. Um programa aberto que permite a participação de todos os colaboradores, fazendo com que as pessoas se sintam um CPF dentro do nosso CNPJ, na busca da excelência operacional”, destacou Pavanelli.

LEIA MAIS > Inteligência artificial aperfeiçoa manobras da produção de açúcar e etanol orgânico da Usina Goiasa

Atualmente, a Usina Lins possui Laços Fechados do S-PAA nas áreas de Extração, Vapor, Tratamento de Caldo – o do Caldo Primário está em implementação – e pH do Caldo Dosado, com resultados consistentes tanto na produção, quanto na produtividade da equipe.

LEIA MAIS > Bevap Bioenergia alcança economia de 18% no consumo da cal na produção de açúcar cristal

É possível verificar esses resultados na apresentação completa feita por Pavanelli no vídeo abaixo.

Banner Revistas Mobile