Usinas

Usina Rio Dourado obtém menor variação de vapor usando inteligência artificial

Engenheiro de processos sênior da usina que pertence a SJC Bioenergia mostra os detalhes

Fábio Filho, engenheiro de processos sênior da usina
Fábio Filho, engenheiro de processos sênior da usina

Localizada em Cachoeira Dourada (GO) a Usina Rio Dourado, do grupo SJC Bioenergia é produtora de etanol hidratado, anidro e energia elétrica cogerada (exportação de energia: 30 MW), de acordo com Fábio de Araújo Paes Filho, engenheiro de processos sênior da usina.

LEIA MAIS > Como saber se uma usina bioenergética é Usina 4.0 de verdade

O profissional foi um dos palestrantes do 6º SINATUB Custos, Perdas e Gestão Industrial Inteligente, realizado dia, 17/8, durante a 28ª edição da FENASUCRO & AGROCANA. Durante sua apresentação, Paes Filho trouxe detalhes sobre como o uso de inteligência artificial vem maximizando a geração de energia na usina.

LEIA MAIS > Gerente de Novos Negócios do Grupo Pedra explica como fazer uma gestão industrial inteligente

A Rio Dourado faz uso da Otimização em Tempo Real (RTO) através do S-PAA, que vem conquistando cada vez mais espaço nas unidades produtoras, à medida em que desponta como único software de Otimização em Tempo Real (RTO) para usinas de açúcar e etanol em todo o mundo.

LEIA MAIS > Inteligência artificial aperfeiçoa manobras da produção de açúcar e etanol orgânico da Usina Goiasa

A utilização do S-PAA em Laço fechado na área de Vapor e Energia teve como objetivos gerais a melhoria da gestão do Balanço Térmico; estabilidade do controle do gerador e alcançar a maximização da exportação e padronizar entrega de Vapor Vegetal para o processo, especialmente com o uso de um difusor.

LEIA MAIS > Bevap Bioenergia alcança economia de 18% no consumo da cal na produção de açúcar cristal

Para suprir a exportação de energia e o vapor de processos com estabilidade o S-PAA permitiu uma redução no consumo de vapor e, portanto, uma redução na produção de vapor. Paes Filho mostrou em sua projeção um comparativo e explicou os resultados: “No período de 19/5 a 17/6 de 2019 sem o S-PAA a produção de vapor foi de 246,78 ton/h, enquanto que no período de 19/6 a 19/7, com o software habilitado, a produção foi de 232,47 ton/h, uma variação de -14.32 ton/h”.

LEIA MAIS > Gestor de TI da São José do Pinheiro apresenta 5 passos para transformar uma planta industrial em Usina 4.0

De acordo com o engenheiro de processos sênior, o objetivo da usina é evoluir para que a planta seja toda integrada utilizando os laços fechados em outras áreas. “O controle de vazão de centrifugação já está praticamente finalizado e logo teremos a integração de todos os laços fechados”, disse.

Assista a apresentação completa e confira mais detalhes no vídeo abaixo:

Banner Revistas Mobile