Mercado

Bevap Bioenergia alcança economia de 18% no consumo da cal na produção de açúcar cristal

Detalhes foram apresentados por Eraldo Fernandes, supervisor de automação industrial e Leonardo Lopes Andrade, analista de processos durante 6º SINATUB Custos, Perdas e Gestão Industrial Inteligente

Bevap Bioenergia alcança economia de 18% no consumo da cal na produção de açúcar cristal

O processo de transformação digital das plantas industriais das usinas de cana-de-açúcar não é mais encarado pelos gestores da indústria como novidade, mas como prioridade. Isso, porque a Inteligência Artificial aplicada nas plantas de processo contínuo permite otimizar a tomada de decisões em tempo real e obter ganhos significativos.

VEJA MAIS > Assista ao vídeo e veja como a BEVAP alcança economia de 18% do consumo da cal em 15 dias de produção do açúcar cristal

Eraldo Fernandes, supervisor de automação industrial e Leonardo Lopes Andrade, analista de processos, ambos profissionais da Bevap Bioenergia são testemunhas de que a Otimização em Tempo Real (RTO) são fundamentais para maximizar a produção e minimizar os custos, sem perder a métrica da sustentabilidade.

LEIA MAIS > Ganhos consistentes obtidos por usinas através de sistema de RTO na Cogeração são destacados em painel sobre mercado de energia elétrica

Ambos apresentaram durante o 6º SINATUB Custos, Perdas e Gestão Industrial Inteligente, realizado dia 17/8, no Auditório Zanini, em Sertãozinho – SP, durante a 28ª edição da FENASUCRO & AGROCANA detalhes sobre como os ganhos que a Bevap vem obtendo através da Otimização em Tempo Real (RTO) proporcionada pelo S-PAA durante a safra vigente.

LEIA MAIS > Com 140 safras de tradição, Ingenio El Ángel é a primeira Usina 4.0 de El Salvador

Andrade iniciou a apresentação com uma linha do tempo apresentando as inovações da usina desde sua fundação, passando por ações para aumentar e qualificar o processo de moagem, certificações e até a instalação da planta de etanol anidro e outras ações que garantem hoje que a usina seja moderna e sustentável.

“Atualmente, a Bevap é uma usina 100% automatizada. A gente tem esse cunho da inovação. Já nascemos assim, totalmente irrigada, temos um centro de operação, temos o COI e o COA e temos o sistema automatizado integrado para operação que é o S-PAA”, informou o analista de processos.

Na sequência, Eraldo Fernandes descreveu como o uso de inteligência artificial através do S-PAA permitiu que a usina obtivesse ganhos significativos com mais estabilidade.

“No controle de pH alcançamos redução no consumo da Cal, com maior estabilidade no processo, gerando uma economia de aproximadamente 18% do consumo da cal em 15 dias de produção do açúcar cristal. Na extração, a ferramenta permitiu um ganho de 0,12%. Na geração de energia ele proporcionou maior estabilidade na pressão do vapor”, descreve o supervisor de automação industrial.

É possível assistir a essa apresentação completa e conferir em detalhes o que Andrade e Fernandes apresentaram. Assista o vídeo:

Banner Revistas Mobile