Usinas

Ampliação do capital externo altera cenário do setor sucroenergético

Segundo diretor da Canaplan, o capital externo deve responder por 45% dos investimentos do setor

Ampliação do capital externo altera cenário do setor sucroenergético

As principais transformações do setor sucroenergético e as perspectivas da safra 2024/25, serão destaque do evento de Abertura de Safra 2024, que a Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) promove nesta sexta-feira (26).

Uma dessas transformações é o aporte de capital externo, que atualmente representa cerca de 45% dos investimentos do setor, segundo o informa o dirigente da Canaplan, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, mais conhecido como Caio Carvalho.

“Vimos no começo do século XXI, uma coisa nova no setor, que acredito que vai aumentar muito: a entrada de capital externo. Até 2002, quase não tínhamos capital externo. E hoje, ele deve responder por quase 45% do capital do setor. Então, a gente vai ver entrada de capital externo, sem dúvida alguma, com mais força ainda para a gente poder gerar os projetos greenfield”, avalia Carvalho.

O diretor da Canaplan também defende a adoção dos sistemas de irrigação, principalmente nas áreas com déficit hídrico. “Temos dificuldade de plantar cana em fevereiro, ficando apertado no começo da safra. Então precisamos de irrigação, um processo essencial para a expansão de áreas”, defende Caio.

LEIA MAIS > ABAG debate posição do Brasil frente às regras internacionais que afetam o agronegócio

Ele estará no evento Abertura de Safra da Canaoeste, onde falará das expectativas que cercam a safra 2024/25, trazendo uma análise dos principais cenários econômicos, políticos e agronômicos que influenciarão direta e indiretamente a produtividade da cana-de-açúcar. Abordará programas como o RenovaBio, Combustível do Futuro e Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten) e suas influências no setor.

A programação inclui ainda a questão da sustentabilidade, com a apresentação de um dos principais programas desenvolvidos pela Canaoeste, o SEMEIA. “Baseado na sustentabilidade econômica, meio ambiente, eficiência, e inteligência agronômica, o programa tem proporcionado aos associados a inserção em importantes plataformas de certificações, como a Bonsucro”, destaca o gestor executivo da Canaoeste, Almir Torcato.

SERVIÇO:

Lançamento de Abertura da Safra 2024/2025

Quando: 26 de abril, às 08h30

Onde: Auditório Fernandes dos Reis – Rua Dr. Pio Dufles, 532, Centro – Sertãozinho

Quem pode participar: Produtores de cana-de-açúcar e interessados no setor canavieiro

Banner Revistas Mobile