Usinas

Maior termelétrica do Brasil em geração a partir de múltiplas biomassas, começa a ser construída

Com investimento superior a meio bilhão de reais, será a maior usina do país dedicada exclusivamente a geração de energia renovável a partir de múltiplas biomassas

Maior termelétrica do Brasil em geração a partir de múltiplas biomassas, começa a ser construída

A construção da Usina Termelétrica Cidade do Livro, pertencente ao Grupo IBS Energy, marca um marco significativo no cenário brasileiro de geração de energia a partir de biomassa.

Com um investimento expressivo de R$ 650 milhões, a termelétrica se destaca como a maior do Brasil dedicada exclusivamente à geração de bioenergia e bioeletricidade a partir de diversas fontes de biomassa.

Situada em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, a UTE Cidade do Livro foi vitoriosa no primeiro leilão de reserva de capacidade da ANEEL em 2021, sendo o único empreendimento “verde” a alcançar esse feito.

LEIA MAIS > Drul conquista prêmio de fornecedor mais indicado no MasterCana Brasil

Com uma capacidade instalada de 80 MW, a usina será capaz de fornecer energia suficiente para abastecer uma cidade com 1 milhão de habitantes.

O diferencial da UTE Cidade do Livro reside no uso eficiente de biomassa, com foco especial no bagaço e na palha da cana-de-açúcar, além do cavaco de madeira. Essa abordagem oferece flexibilidade para utilizar outras formas de biomassa, como resíduos florestais, palha de milho e outras fontes da agroindústria local.

“A usina não apenas contribuirá para o desenvolvimento sustentável, mas também terá um impacto positivo no meio ambiente ao utilizar água de esgoto de Lençóis Paulista para resfriar a planta industrial, economizando recursos naturais e evitando despesas para o tratamento da água. Além disso, toda a energia gerada será certificada como proveniente de fonte renovável, reforçando o compromisso ambiental do projeto”, afirma a direção da empresa.

LEIA MAIS > Usina Lins conquista selo de excelente empresa para se trabalhar

Um ponto relevante é o apoio ao desenvolvimento econômico da região, com a previsão de criação de 1500 empregos diretos e indiretos durante a fase de construção e ao longo do ciclo de vida do empreendimento. A UTE Cidade do Livro representa o primeiro projeto de geração própria do Grupo IBS Energy, a ser comercializado no mercado livre de energia elétrica, com operação comercial prevista para julho de 2026.

Luiz Mello, CEO do Grupo IBS Energy, destaca a importância desse projeto pioneiro no Brasil, ressaltando as inovações nos processos que não apenas contribuirão para o desenvolvimento econômico, mas também para a transição para uma matriz energética mais sustentável e de baixo carbono. “A UTE Cidade do Livro é, portanto, uma iniciativa que combina eficiência, sustentabilidade e desenvolvimento econômico em um setor crucial para o futuro energético do país”, conclui.

Banner Revistas Mobile