Açúcar e etanol

Parceria entre VLI e Tereos atinge recorde histórico de movimentação de açúcar na safra 2023/24

VLI transportou 6,1 milhões de toneladas nas ferrovias, sendo 1,1 milhão de toneladas de açúcar produzidas pela Tereos

Parceria entre VLI e Tereos atinge recorde histórico de movimentação de açúcar na safra 2023/24

A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, atingiu seu recorde histórico de movimentação de açúcar na safra de 2023/24, iniciada em abril do ano passado e concluída no último mês de março.

As 6,1 milhões de toneladas transportadas nas ferrovias e as 5,1 milhões de toneladas movimentadas no Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam) representaram, respectivamente, volumes 24% e 28% superiores aos registrados na safra de açúcar 2022/23, recordes até então.

O recorde da movimentação de açúcar no Tiplam se reflete nos resultados dos clientes que utilizam o terminal para a exportação da commodity. Entre eles, a Tereos, uma das empresas líderes no Brasil na produção de açúcar, etanol e energia a partir da biomassa da cana, que registrou um volume total transportado de mais de 1 milhão de toneladas de açúcar pelo modal ferroviário, 7% acima da safra anterior.

“O segmento de açúcar é estratégico para a VLI. Nossa oferta de serviços multimodais demonstra perfeitamente nossa capacidade de cocriação de soluções logísticas e resulta em grandes benefícios para a cadeia de negócios de nossos clientes. Por meio da orquestração de diferentes modais, do planejamento integrado e do nosso foco em excelência operacional, conseguimos atender satisfatoriamente os nossos clientes produtores de açúcar e de grãos em um período de safras recordes em ambos os segmentos. Além disso, os números confirmam a importância dos terminais de uso privado na região do Porto de Santos e evidenciam a alta eficiência do Tiplam”, afirma Nicolas Szwako, diretor de Operações do corredor Sudeste da VLI.

Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos, também destaca os bons números obtidos por meio da parceria.

“O transporte eficiente de nosso produto é fundamental para a otimização dos resultados do nosso negócio. Somente a Tereos foi responsável por cerca de 20% do volume total transportado pela VLI via ferrovia, o que mostra a força e a importância da nossa parceria. Esse modelo de cocriar soluções nos coloca um passo à frente e nos traz uma vantagem competitiva bastante relevante nesse mercado”.

Em novembro de 2020, VLI e Tereos inauguraram dois armazéns de açúcar, um deles localizado no Tiplam, com capacidade para armazenar 115 mil toneladas de açúcar bruto. O outro está localizado no TIGU – Terminal Integrador de Guará -SP – também da VLI, próximo a algumas das unidades industriais da Tereos. Este complexo logístico possui capacidade para 160 mil toneladas de açúcar e, por ele, passa o volume da Tereos que é escoado para seguir o fluxo de exportação no Tiplam.

???????

Corredor Sudeste da FCA

O corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica é um sistema logístico de alta eficiência, que atende fluxos de importação e de exportação por meio do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita, o Tiplam. Sua área de cobertura abrange estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal, movimentando açúcar, grãos e fertilizantes, majoritariamente.

A estrutura do corredor também inclui dois terminais integradores, em Uberaba – MG e Guará – SP, onde é feito o transbordo da carga para o sistema ferroviário. Além da alta eficiência ofertada aos clientes, o Tiplam também gera impactos positivos na região da Baixada Santista, uma vez que todos os seus fluxos de exportação são feitos por ferrovia, contribuindo para o trânsito e o ambiente da região, uma vez que o modal ferroviário é até nove vezes menos intensivo que o rodoviário na emissão de CO² na atmosfera.

Banner Revistas Mobile