Usinas

Congresso UDOP traz a transição energética com destaque para 1,6 mil profissionais de 12 áreas

Evento será realizado nos próximos dias 5 e 6, em Araçatuba - SP

Congresso UDOP traz a transição energética com destaque para 1,6 mil profissionais de 12 áreas

Considerado o maior congresso técnico de bioenergia do mundo, o 16º Congresso Nacional da Bioenergia reúne mais de 1,6 mil profissionais nos dias 5 e 6 de julho, quarta e quinta-feira, no Campus da UNIP em Araçatuba-SP.

O evento da UDOP – União Nacional da Bioenergia tem o objetivo de fortalecer a cadeia biogenética e ampliar a disseminação de conteúdo de qualidade para todos os públicos, tornando os stakeholders em verdadeiros agentes de transformação e desenvolvimento.

“O Congresso Nacional da Bioenergia vem se consolidando, ano após ano, como um evento de abrangência mundial, oferecendo um conteúdo riquíssimo para todo tipo de profissional, do operacional à alta gestão, que vive na prática os desafios e as evoluções da produção de bioenergia e açúcar”, ressalta o diretor presidente da UDOP, Hugo Cagno Filho.

LEIA MAIS > Pecege vê safra 2023/24 robusta com produtividade acima do esperado

Programação

 Nesta edição, o Congresso Nacional da Bioenergia conta com mais de 100 horas de conteúdo simultâneo e mais de 70 painéis no geral, sendo ministrados por cerca de 250 palestrantes, moderadores e debatedores dos principais centros de pesquisa, universidades, unidades produtoras, consultores e empresas.

“Em 2023, a programação do 16º Congresso Nacional da Bioenergia aborda os temas mais atuais e relevantes em palestras e debates com total integração entre novas tecnologias, boas práticas e negócios. Tudo pensado para proporcionar uma verdadeira imersão em dois dias de evento e networking com as principais referências e marcas do mercado”, afirma Cagno.

Ao todo, serão mais de 10 salas temáticas nas áreas de Agronômica I, Agronômica II, Comunicação e Marketing, Gestão de Custos e Operações, Gestão de Pessoas e Mercado de Trabalho, Industrial, Mecanização/Automotiva, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Segurança e Bem-estar no Trabalho e Tecnologia da Informação; 2 salas estratégicas sobre Inteligência de Mercado e Transição Energética; e 1 painel magno com o tema “O papel do etanol na transição energética”.

LEIA MAIS > CerradinhoBio recebe “Selo Empresa Limpa” do Instituto Ethos por práticas contra a corrupção

Painel Magno

O Painel Magno, um dos grandes destaques do evento, começa com o palco de autoridades, discursos de personalidades do setor da bioenergia, assinatura de convênios e lançamentos. Em seguida, acontece o debate com o tema “O papel do etanol na transição energética” e a moderação do presidente do Cosag (Conselho Superior do Agronegócio), Jacyr Costa Filho.

O debate tem a participação de Domenico Machado, industry advisor latam – energy & utilities & natural resources do Google; Glaucia Mendes Souza, coordenadora do BIOEN (Programa de Pesquisa em Bioenergia) da FAPESP; Guilherme Nastari, diretor da Datagro; Gustavo Guimarães Noronha, diretor vehicle certification & regulatory affairs da Toyota do Brasil; Hugo Cagno Filho, presidente da UDOP; Luiz Carlos Correa Carvalho (Caio), presidente da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio); Mário Campos, presidente do FNS (Fórum Nacional Sucroenergético); Patrícia Verardi Abdelnur, chefe adjunta de inovação e negócios da Embrapa Agroenergia; e Pietro Adamo Sampaio Mendes, secretário de petróleo, gás natural e biocombustíveis do MME (Ministério de Minas e Energia).

LEIA MAIS > Usina Coruripe registra lucro líquido recorde de R$ 511 milhões na safra 2022/2023

Salas Agronômica I e II

Devido ao grande sucesso das edições anteriores, o Congresso UDOP disponibiliza duas salas exclusivas para temas técnicos da área Agronômica com foco em desenvolvimento e produtividade.

Os formatos dos conteúdos das Salas Agronômica I e II serão dinâmicos e ministrados por cerca de 50 especialistas em debates e palestras, abordando boas práticas, cases das associadas da UDOP, lançamentos e ferramentas.

LEIA MAIS > BP Bunge reúne fornecedores de cana-de-açúcar para debater mercado e fortalecer parcerias

Sala Comunicação e Marketing

Com cerca de 10 cases das associadas da UDOP, a Sala Comunicação e Marketing oferece aos participantes uma atualização completa para atender as necessidades do mercado. Nesse contexto, serão abordados como posicionar a marca em ESG (Environmental, Social and Governance) e o employer branding para construir uma marca empregadora de sucesso.

Apresentando os principais conceitos e práticas, esta sala traz para discussão como a gestão de crise de imagem pode preservar a reputação e o futuro digital com ênfase para inteligência artificial na transformação da comunicação e das mídias digitais.

LEIA MAIS > A revolução da Otimização em Tempo Real (RTO) se expande à América Latina

Sala Gestão de Custos e Operações

Um dos maiores sucessos do evento, a Sala Gestão de Custos e Operações está de volta com uma temática voltada a aplicação de estratégias de suprimentos e a manutenção detectiva na redução de custos com máquinas agrícolas.

Também será mostrada a contribuição de CAPEX e OPEX no controle das finanças da usina, além do planejamento orçamentário com técnicas de advanced analytics e ciência de dados, e custo de formação de lavoura e o impacto que os insumos no indicador.

LEIA MAIS > Programa de prevenção e inovação contribui para redução de incêndios rurais 

Sala Gestão de Pessoas e Mercado de Trabalho

Com 6 painéis, a Sala Gestão de Pessoas e Mercado de Trabalho discute os impactos da aprendizagem 4.0 e as estratégias para se adaptar e construir uma boa relação com uma nova chefia.

Outro ponto alto será a gestão de talentos no setor da bioenergia, com evidência para o preenchimento de cargos críticos, retenção de jovens no campo e atração de profissionais para a indústria.

LEIA MAIS > Atvos implanta reconhecimento facial em todas as suas unidades

Sala Industrial

A Sala Industrial disponibiliza uma variedade de pautas, sendo desde estratégia de manutenção com entressafras reduzidas até as vantagens das tecnologias de controle e monitoramento on-line para o tratamento de águas

De outro lado, também discorre sobre os benefícios da sangria de levedura para nutrição animal, opções para impulsionar a eficiência das operações, extração e comercialização de óleo fusel.

Sala Mecanização/Automotiva

Com respeito a Sala Mecanização/Automotiva, os participantes podem aprofundar o conhecimento sobre como garantir a qualidade operacional no plantio mecanizado, o sistema de tração elétrico auxiliar para implementos agrícolas e atualização normativa e processual dos Órgãos de trânsito CVC 91 ton.

 Além dos cases das associadas da UDOP, esta sala demonstra as vantagens da Agropeças como plataforma especializada em transações on-line, em que as associadas realizam a venda das peças novas e que estão sem uso nos estoques.

LEIA MAIS >Crea-SP destaca inovação no campo no Summit Agro 2023

Sala Meio Ambiente e Sustentabilidade

A Sala Meio Ambiente e Sustentabilidade tem como tema central o potencial econômico da certificação para os produtores de cana-de-açúcar, bem como a utilização da plataforma SAI no reconhecimento e desenvolvimento de padrões agrícolas sustentáveis.

Ainda nesta sala, serão explicadas as métricas do capitalismo stakeholder, o uso dos impostos como aceleradores de negócios sustentáveis e como os títulos verdes ou green bonds buscam a combinação entre sustentabilidade e retorno financeiro.

Sala Segurança e Bem-estar no Trabalho

Na Sala Segurança e Bem-Estar no Trabalho, os desafios na terceirização serão enfatizados, sendo desde importância do programa de gerenciamento de riscos até como realizar o controle de forma efetiva para o produtor de cana-de-açúcar até a auditoria de campo para reduzir os processos trabalhistas.

Ainda nesta sala, serão contemplados todos os aspectos de zero lesões como uma meta atingível nas unidades produtoras, bem como os desafios e oportunidades de uma SST sem papel.

LEIA MAIS > Livro lança luz sobre a utilização das caldeiras na produção do etanol de milho

Sala Tecnologia da Informação

Já a Sala Tecnologia da Informação oferece uma nova perspectiva sobre como preparar e disponibilizar os dados para tomada de decisão, desafios de adotar a inteligência artificial implantar e gerenciar a inovação dentro das usinas.

Inclusive, esta sala propõe uma grande reflexão sobre a capacitação e direcionamento de carreira em inovação, além de pontuar as big techs no setor da bioenergia e o Google Cloud como inteligência para as operações.

Sala Inteligência de Mercado

Para promover insights com base no cenário atual, a Sala Inteligência de Mercado elucida sobre a previsão para os preços do açúcar, como será nosso mix para os próximos anos e a competitividade do etanol em relação à estrutura tributária e mercado de carbono.

No que diz respeito ao etanol na transição energética, serão discutidos o papel do RenovaBio para aumento de competividade e a realidade na Argentina, ambos voltados para transição. Também será exemplificado qual o papel da energia fotovoltaica na transição energética.

LEIA MAIS > Com adubação biológica, produtor alcança produtividade acima da média nacional em ambiente restritivo

 Sala Transição Energética

 Grande novidade no evento, a Sala Transição Energética coloca no centro da discussão a transformação de padrões vigentes, no consumo e as alternativas de fonte renovável. Assim, serão mostradas as oportunidades no mercado e as estratégias para o biogás, bem como o esclarecer todas as dúvidas sobre o hidrogênio verde via etanol.

Em visibilidade nesta sala, estarão o etanol de milho com excelentes novidade e alternativa para a matriz energética. Todos os assuntos serão conduzidos pelos maiores especialistas do Brasil e do mundo.

Serviço

 16º Congresso Nacional da Bioenergia

Data: 5 e 6 de julho de 2023

Local: Campus da UNIP em Araçatuba/SP

Mais informações: www.udop.com.br/congresso

Banner Revistas Mobile