Mercado

Usina Santa Lúcia obtém importante redução no consumo de vapor e água de make up

O engenheiro de produção da usina, Rafael Ometto, afirma que os resultados são decorrentes do uso de Otimização em Tempo Real (RTO) no processo industrial

Usina Santa Lúcia obtém importante redução no consumo de vapor e água de make up

Em seus 75 anos de existência a Usina Santa Lúcia, de Araras (SP) alia tradição e eficiência na produção de açúcar, etanol e energia elétrica. Nos últimos anos em busca de maximizar seus resultados a companhia também investe em tecnologia, sendo que desde 2021 utiliza o S-PAA, cuja inteligência artificial está melhorando a eficiência industrial.  

LEIA MAIS > Usina Lins investe em inteligência artificial na indústria e recebe excelência operacional como retorno

Até o momento a usina esmagou 1,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, de onde produziu 100 mil toneladas de açúcar cristal branco, 50 milhões de litros de etanol, 40 mil toneladas de melaço e exportado 41.500 MW. Além disso, houve crescimento na eficiência operacional com destaque para a redução no consumo de vapor de processo e água de make up.

LEIA MAIS > Otimização em Tempo Real garante maior eficiência de Evaporação na unidade Cruz Alta, da Tereos

O engenheiro de produção, Rafael Ometto contou mais detalhes durante o 6º SINATUB Custos, Perdas e Gestão Industrial Inteligente. “Um dado relevante que a gente pode perceber é água de make up. Diminuímos de 12,12% para 8.94% graças a utilização de Otimização em Tempo Real (RTO) no processo”, informou.

LEIA MAIS > Usina Rio Dourado obtém menor variação de vapor usando inteligência artificial

De acordo com Ometto, a responsividade da ferramenta garante também estabilidade no processo. “Quando se deixa na mão do operador o controle de carga ele acaba deixando aquela carga sem muita atenção. Tem hora que vai sobrar, aliviar, tem hora que vai faltar, e o vapor vai rebaixar. Nessas duas situações, o seu balanço térmico está comprometido. O que a gente percebe com S-PAA é que nesses dois momentos ele trabalha de uma maneira responsiva, olhando o balanço todo de energia da indústria e atuando antes de ocorrer o erro”, explicou.

LEIA MAIS > Como saber se uma usina bioenergética é Usina 4.0 de verdade

Segundo ele, outro importante resultado tangível foi a redução no consumo de vapor. “Conseguimos ter uma redução no consumo do vapor de processo que foi de -5%. Não tivemos nenhuma mudança significativa na planta e a gente conseguiu 5% de redução no consumo do vapor de processo e da água de make-up na casa dos -26%. E todo mundo sabe como é caro o metro cúbico da água desmineralizada, então só aí também tem uma grande economia”, ressaltou Ometto.

LEIA MAIS > Gerente de Novos Negócios do Grupo Pedra explica como fazer uma gestão industrial inteligente

A usina quer mais resultados consistentes e por isso segue investindo em tecnologia. Para a safra atual, o engenheiro de processos explicou que a companhia está trabalhando na implementação do S-PAA Process, visando o controle de embebição da moenda e o controle do tratamento de caldo.

É possível assistir a palestra completa no vídeo abaixo. Confira:

Banner Revistas Mobile