Usinas

Manejo biológico e regenerativo é o presente da cana-de-açúcar

O manejo biológico pode não apenas beneficiar o meio ambiente, mas também trazer benefícios econômicos para os produtores de cana-de-açúcar

Imagem de canavial criada com inteligência artificial
Imagem de canavial criada com inteligência artificial

Pedi ao ChatGPT da OpenAI para me ajudar a escrever um artigo sobre manejo biológico e o tema está tão bem difundido na internet que o resultado surpreendeu. Leia o resultado!

A cana-de-açúcar é um dos principais cultivos agrícolas do mundo, sendo utilizada para a produção de açúcar, etanol e outros produtos.

LEIA MAIS > Conheça as práticas regenerativas que mantém a maior usina de cana dos Estados Unidos

No entanto, a produção de cana-de-açúcar pode ter um grande impacto ambiental, especialmente quando técnicas convencionais são utilizadas. Felizmente, o manejo biológico e regenerativo da cana-de-açúcar tem ganhado cada vez mais atenção. A adoção de práticas de manejo biológico na cultura da cana-de-açúcar é de extrema importância para mitigar o impacto ambiental da produção de cana.

LEIA MAIS > Nova portaria para registro de biológicos estimula prática da agricultura regenerativa

Essas práticas podem incluir o uso de controle biológico para gerenciar as populações de insetos-praga, a adoção de variedades resistentes de cana-de-açúcar, e o uso de práticas culturais sustentáveis. Além disso, a fixação biológica de nitrogênio pode ser benéfica para melhorar a saúde do solo e reduzir a necessidade de fertilizantes químicos.

LEIA MAIS > Plantio Vertical, que proporciona ganhos de produtividade de até 44%, será apresentado em Ribeirão Preto -SP

O manejo biológico pode não apenas beneficiar o meio ambiente, mas também trazer benefícios econômicos para os produtores de cana-de-açúcar. Um estudo do Instituto de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo mostrou que a adoção de práticas sustentáveis aumenta a produtividade e a rentabilidade da lavoura.

LEIA MAIS > CANABIO23 discute a importância do microbioma do solo no desenvolvimento do canavial

O manejo biológico da cana-de-açúcar envolve a utilização de práticas agrícolas sustentáveis, como a aplicação de biofertilizantes e compostos orgânicos, a utilização de insetos e outras formas de vida benéficas para controlar pragas e doenças, e a adoção de práticas de rotação de culturas para promover a saúde do solo. Essas práticas têm demonstrado ser eficazes na redução do uso de insumos químicos e no aumento da produtividade agrícola.

LEIA MAIS > Adubo organomineral pode reduzir dependência de fertilizantes importados

Além disso, a adoção do manejo regenerativo da cana-de-açúcar pode trazer muitos benefícios adicionais. O manejo regenerativo é uma abordagem holística que visa restaurar a saúde do solo e promover a biodiversidade. Isso pode ser alcançado através da adoção de práticas como a rotação de culturas, a utilização de cobertura vegetal e a minimização da perturbação do solo. Essas práticas ajudam a melhorar a qualidade do solo, a retenção de água e a reduzir a erosão.

A adoção do manejo biológico e regenerativo da cana-de-açúcar tem sido cada vez mais incentivada por instituições governamentais e organizações do setor. A utilização dessas técnicas reduz custos de produção e a melhora a qualidade dos subprodutos.

Impressionante, não? No entanto, ainda que a inteligência artificial tenha compilado muito bem essas informações, ela não é capaz de aprofundar esse tema tão bem quanto profissionais da área agrícola dotados de conhecimento e tecnologia. Esses especialistas estarão acessíveis a partir de dos momentos especiais que acontecem neste mês de maio. Confira.

Aquecimento à busca da cana regenerativa

O webinar WarmUp CANABIO23 – Em Busca da Cana Regenerativa, que acontece amanhã, quarta-feira, 10 de maio, às 19hs (Brasília), no canal JornalCana do YouTube aquece os motores sobre a busca da cana regenerativa.

O webinar contará com as participações de Rogério Augusto Bremm Soaresdiretor agrícola na BP Bunge Bioenergia, Rosa Muchovej, cientista chefe de solos da U.S. Sugar e João Ulisses de Andrade, diretor da AGR.cana.

Os profissionais também serão palestrantes no CANABIO23 a ser realizado nos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto – SP.

Para assistir, basta clicar no link  https://bit.ly/warmupcanabio23.

CANABIO23: em busca da Cana Regenerativa

Retomando o formato presencial, após o período da pandemia, o CANABIO23 traz a busca pela cana regenerativa como enfoque central, visando proporcionar o compartilhamento de conhecimentos e benchmarking técnico sobre manejo biológico, orgânico e sustentável da cana-de-açúcar.

A busca pela Cana Regenerativa assume um papel estratégico, extrapolando a “porteira pra dentro”, pois amplia a sustentabilidade da atividade bioenergética a partir dos critérios ESG (Environment, Social and Governance).

O programa inclui a discussão sobre Fertilidade & Microbiologia do SoloNutrição & Maturação Vegetal + Foliar Controle Biológico & Manejo Integrado de PragasCANA 4.0 – sistemas & tecnologias inteligentes, e Integração das inovações & tecnologias no campo.

O evento será realizado nos dias 24 e 25 de maio no Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto – SP, com o objetivo de abordar os temas mais relevantes da área, sempre a partir do compartilhamento de quem vive a produção na prática:

  • Cases & Mesa Redonda com usinas e fornecedores de cana, inclusive internacionais
  • Experiências de alta produtividade com manejo sustentável
  • Dados e conselhos valiosos dos maiores especialistas & desenvolvedores de tecnologia da área

#CANABIO23 Em Busca da Cana Regenerativa – O programa completo e opções de inscrições estão disponíveis no site www.canabio.com.br ou com Ana Alice Santos, e-mail [email protected] e whatsapp +55 16 98102-5222.

Banner Revistas Mobile