Mercado

Plantio Vertical, que proporciona ganhos de produtividade de até 44%, será apresentado em Ribeirão Preto -SP

A técnica que promete revolucionar a cultura da cana será apresentada por Heleno Barros, diretor agrícola da Usina Estivas (RN), onde foi desenvolvida

 Barros: colheita 100% mecanizada é um dos diferenciais da Usina Estivas
 Barros: colheita 100% mecanizada é um dos diferenciais da Usina Estivas

Após ser tema de vídeo que viralizou no Youtube do JornalCana e de prestigiada apresentação técnica no 24° Seminário Regional Sobre Cana-de-açúcar, realizado pela STAB no final de abril último em Recife – PE, o Plantio Vertical, manejo que vem apresentando ótimos resultados na Usina Estivas (RN), será apresentado em detalhes no CANABIO23, que será realizado nos dias 24 e 25 de maio no Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto – SP.

O diretor agrícola Hélio Barros e sua equipe, responsáveis pela implantação, avaliam que além de ótimos resultados o sistema de plantio vertical promete revolucionar a cultura da cana.

“O que estamos fazendo é nada mais do que aprofundar a muda no fundo do solo, a 80 cm de profundidade. Junto a isso existe uma cesta de tecnologias, que envolvem a parte de nutrição, fitopatologia, aplicação de polímeros com a função de armazenamento de água do solo, que estão fazendo com que nossa muda cresça numa condição diferenciada de todos os plantios convencionais existentes aqui na região”, informa Barros.

Em sua apresentação no CANABIO23, Barros abordará detalhes desta técnica e mostrará números comparativos entre diversas variedades de cana e seu desempenho, em relação às técnicas de plantio convencionais.

Barros irá detalhar o comportamento e desenvolvimento do sistema radicular com o plantio vertical em ambientes de irrigação de salvação e de gotejo subterrâneo, com a utilização de algumas variedades, proporcionando ganhos de produtividade que variam de 18% a 44%, a depender da variedade utilizada.

LEIA MAIS > Em ascensão no mercado agrícola, os benefícios dos bioinsumos serão debatidos no CANABIO 2023

Barros: colheita 100% mecanizada é um dos diferenciais da Usina Estivas

A palestra também contará com um detalhamento da técnica nas etapas que envolvem a operação do plantio vertical, a saber: subsolagem; adubação; aplicação de gel e aplicação de defensivos.

CANABIO23: em busca da cana regenerativa

Retomando o formato presencial, após o período da pandemia, o CANABIO23 traz a busca pela cana regenerativa como enfoque central, visando proporcionar o compartilhamento de conhecimentos e benchmarking técnico sobre manejo biológico, orgânico e sustentável da cana-de-açúcar.

LEIA MAIS > Adubo organomineral pode reduzir dependência de fertilizantes importados

O programa inclui a discussão sobre Fertilidade & Microbiologia do Solo, Nutrição & Maturação Vegetal + Foliar,        Controle Biológico & Manejo Integrado de Pragas, CANA 4.0 – sistemas & tecnologias inteligentes, e Integração das inovações & tecnologias no campo.

O evento será realizado nos dias 24 e 25 de maio no Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto – SP, com o objetivo de abordar os temas mais relevantes da área, sempre a partir do compartilhamento de quem vive a produção na prática:

  • Cases & Mesa Redonda com usinas e fornecedores de cana, inclusive internacionais
  • Experiências de alta produtividade com manejo sustentável
  • Dados e conselhos valiosos dos maiores especialistas & desenvolvedores de tecnologia da área

Mais informações e inscrições estão disponíveis no site www.canabio.com.br

Banner Revistas Mobile