Gestão Administrativa

Conheça as práticas regenerativas que mantém a maior usina de cana dos Estados Unidos

Em mais de 90 anos, a U.S. Sugar cultiva a sustentabilidade para produzir mais de 8,5 milhões de toneladas de cana com produtividade acima de 3 dígitos

Rosa Muchovej, cientista chefe de solos da U.S. Sugar
Rosa Muchovej, cientista chefe de solos da U.S. Sugar

A U.S. Sugar é uma empresa agrícola que cultiva cana-de-açúcar, frutas cítricas e vegetais frescos. A empresa foi fundada em 1931 por um líder visionário que vinha de uma longa linhagem de agricultores. Desde o início, o sucesso da empresa está enraizado nos valores da agricultura tradicional e no respeito a terra.

A cana-de-açúcar é o principal negócio da U.S. Sugar, daí a razão do nome. Anualmente, a empresa planta, colhe e processa mais de 8,5 milhões de toneladas de cana, cultivada em uma área superior a 100.000 hectares, produzindo cerca de 850.000 toneladas de açúcar refinado, o que torna a U.S. Sugar o maior produtor totalmente integrado de cana e de açúcar dos Estados Unidos.

Com a participação dos agricultores locais e uma refinaria localizada em Savanah, Georgia, a empresa fornece cerca 10% de todo o açúcar produzido nos Estados Unidos, 1,29 milhão de laranjeiras e metade da safra de milho doce da Flórida.

LEIA MAIS > Plantio Vertical, que proporciona ganhos de produtividade de até 44%, será apresentado em Ribeirão Preto -SP

A empresa cultiva 245.000 acres nos condados de Glades, Hendry, Palm Beach e Martin, na Flórida, e é uma parte vital de nossas comunidades rurais, fornecendo 2.500 empregos e doando generosamente para causas locais.

Toda a colheita de cana é mecanizada e a U.S. Sugar usa seu próprio sistema ferroviário para transportar a matéria-prima para a indústria, assim como outras cargas agrícolas e escoar o açúcar refinado. É eficiente e econômico e ajuda o meio ambiente porque usa menos combustível do que caminhões e reduz significativamente a quantidade de emissões dos veículos.

A logística agrícola da U.S. Sugar é de alta tecnologia. Possui a maior rede Wi-Fi contígua e privada do país, fornecendo cobertura de rede sem fio para suas operações em uma área de 434.000 quilômetros quadrados. Seu sistema automatizado de identificação por radiofrequência coordena o tempo das operações de colheita com o transporte ferroviário e as operações da fábrica.

Já a planta industrial possui capacidade de moagem superior a 40.000 ton/dia de cana, com um período de safra que se estende de 1º outubro à primeira semana de junho para processar 850.000 toneladas de açúcar refinado.

LEIA MAIS > Em ascensão no mercado agrícola, os benefícios dos bioinsumos serão debatidos no CANABIO 2023

A refinaria em Clewiston é considerada uma das maiores, mais eficientes e econômicas usinas de açúcar do mundo. Comissionada em 1998, foi a primeira refinaria do país a integrar completamente todo o processo de fabricação do açúcar, do campo à refinaria.

A empresa também é líder em energia verde. O inovador sistema de cogeração da U.S. Sugar, que queima o bagaço para produzir vapor e gerar eletricidade, recebeu o prestigioso Prêmio Ambiental do Energy Institute por estabelecer um novo padrão no desempenho do controle de emissões.

Referência em agricultura regenerativa

O investimento da U.S. Sugar em tecnologias inovadoras está tornando as operações agrícolas ainda mais sustentáveis. Ao empregar práticas avançadas de plantio, colheita e transporte, a empresa obtém uma produtividade acima de 100 toneladas de cana por hectare (TCH) sem abrir mão da proteção ao meio ambiente.

LEIA MAIS > Adubo organomineral pode reduzir dependência de fertilizantes importados

A U.S. Sugar cultiva mais de 100.000 hectares nas planícies da Flórida

A U.S. Sugar opera mais de 5.000 campos, realizando o manejo e as operações de forma integrada, com dados e especificidade de cada campo.

Para tanto aplica práticas agrícolas testadas ao longo do tempo, continuamente aprimoradas e apoiadas pela melhor pesquisa e tecnologia disponíveis. Uma delas é a rotação de culturas em cerca de 1/3 da área todo ano.

As técnicas utilizadas não apenas seguem os regulamentos estaduais, mas também são geralmente consideradas “Melhores Práticas” para garantir totalmente a segurança da comunidade.

Exemplo são os desafios de produzir com restrições como as de aplicações de Fósforo e Nitrogênio, além de lidar com a fauna local, como ratos e porcos selvagens, inclusive fazendo uso de manejo biológico.

Os agricultores da U.S. Sugar ajudaram a reduzir o fósforo entra nos Everglades em uma média de 55% nas últimas duas décadas, excedendo amplamente o que é exigido por lei.

LEIA MAIS >CANABIO23 discute a importância do microbioma do solo no desenvolvimento do canavial

Essas técnicas foram melhoradas e aprimoradas ao longo de décadas por meio do conhecimento e experiência local dos agricultores, bem como da liderança em pesquisas de instituições como o Instituto de Alimentos e Ciências Agrícolas (IFAS) da Universidade da Flórida.

As iniciativas de energia verde e práticas inovadoras de gerenciamento de solo e água ajudam a U.S. Sugar a conservar os recursos naturais e o vibrante solo, a água e o ar que os sustentam se tornando referência em agricultura regenerativa e negócio sustentável.

Para apresentar o case da U.S. Sugar e detalhar as práticas regenerativas e sustentáveis que mantém a maior usina de cana dos Estados Unidos, a cientista chefe de solos da empresa, Rosa Muchovej, estará no Brasil e fará a palestra de abertura do Seminário presencial CANABIO23, no próximo dia 24 de maio. Também vai participar do webinar WarmUp CANABIO23 – Em Busca da Cana Regenerativa, na próxima quarta-feira, 10 de maio, as 19hs (Brasília), no canal JornalCana do YouTube.

O webinar contará ainda com as participações de Rogério Augusto Bremm Soares, diretor agrícola na BP Bunge Bioenergia e João Ulisses de Andrade, diretor da AGR.cana. Para assistir, basta clicar no  link  https://bit.ly/warmupcanabio23.

LEIA MAIS > “Virada de chave”, diz produtor de cana sobre parceria com Instituto Agronômico

CANABIO23: em busca da Cana Regenerativa

Retomando o formato presencial, após o período da pandemia, o CANABIO23 traz a busca pela cana regenerativa como enfoque central, visando proporcionar o compartilhamento de conhecimentos e benchmarking técnico sobre manejo biológico, orgânico e sustentável da cana-de-açúcar.

A busca pela Cana Regenerativa assume um papel estratégico, extrapolando a “porteira pra dentro”, pois amplia a sustentabilidade da atividade bioenergética a partir dos critérios ESG (Environment, Social and Governance).

O programa inclui a discussão sobre Fertilidade & Microbiologia do Solo, Nutrição & Maturação Vegetal + Foliar Controle Biológico & Manejo Integrado de Pragas, CANA 4.0 – sistemas & tecnologias inteligentes, e Integração das inovações & tecnologias no campo.

O evento será realizado nos dias 24 e 25 de maio no Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto – SP, com o objetivo de abordar os temas mais relevantes da área, sempre a partir do compartilhamento de quem vive a produção na prática:

  • Cases & Mesa Redonda com usinas e fornecedores de cana, inclusive internacionais
  • Experiências de alta produtividade com manejo sustentável
  • Dados e conselhos valiosos dos maiores especialistas & desenvolvedores de tecnologia da área

#CANABIO23 Em Busca da Cana Regenerativa – O programa completo e opções de inscrições estão disponíveis no site www.canabio.com.br ou com Ana Alice Santos, e-mail [email protected] e whatsapp +55 16 98102-5222.

 

Banner Revistas Mobile