Usinas

Fundos trocam açúcar por cacau em fuga estratégica

Confira artigo de Arnaldo Luiz Corrêa

Fundos trocam açúcar por cacau em fuga estratégica

Mais uma semana de queda no mercado futuro de açúcar em NY. O contrato com vencimento maio/24, – já que o março/24 expira a semana que vem – encerrou a sexta-feira cotado a 21.79 centavos de dólar por libra-peso, uma queda acumulada de 80 pontos na semana, equivalentes a quase 18 dólares por tonelada.

Os demais meses de negociação que se estendem até o vencimento outubro de 2026 recuaram em média 53 pontos, pouco menos de 12 dólares por tonelada

Apesar de um real mais fraco frente ao dólar nesta semana, isso não foi suficiente para compensar a queda de preço do açúcar em NY. Dessa forma, os valores em reais por tonelada para a média da safra 2024/25 do Centro-Sul recuaram quase 70 reais por tonelada.

Sem muito alarde, a Índia está produzindo mais açúcar do que o ano passado. Os últimos números divulgados pela ISMA (Indian Sugar Mills Association), a principal associação das usinas indianas, mostram que o país produziu até o momento 3.7 milhões de toneladas de açúcar, 4% acima do mesmo período do ano passado. Vamos acompanhando de perto.

LEIA MAIS >BP Bunge obtém Selo Energia Verde pelo quinto ano consecutivo  

Embora o mercado trabalhe com a possibilidade de o país não exportar nem importar açúcar este ano, o que aconteceria caso houvesse uma combinação de produção indiana acima do esperado e de queda no preço do mercado de energia, que poderia desacelerar a necessidade daquele país de acelerar seu programa de etanol?

Enquanto isso na Tailândia, as estimativas de produção de açúcar sofreram nova queda e agora apontam para 7.5 milhões de toneladas, praticamente reduzindo em 1/3 a produção de açúcar se comparada ao ano passado. No entanto, essa redução pode facilmente ser compensada pelo aumento de produção de açúcar no Centro-Sul. Isto é, se o mix do açúcar para a safra 2024/25 – como acreditam alguns analistas – for de 51.5%, esse acréscimo de 2.5 pontos percentuais num volume de 600 milhões de toneladas de cana representam uma produção adicional de dois milhões de toneladas de açúcar.

Os fundos especuladores liquidaram boa parte de suas posições compradas no açúcar. Segundo o COT (Commitment Of Trades), relatório dos comitentes, publicado nesta sexta-feira pelo CFTC (Commodity Futures Trading Commission), agência independente do governo dos Estados Unidos, que regula os mercados de futuros e opções das commodities, com base na posição da terça-feira passada, eles reduziram a posição para apenas 10,800 contratos comprados. Essa é uma má notícia. Mas, por quê?

LEIA MAIS > Produção de etanol hidratado da CMAA aumenta 88,3%

Bem, o momento atual do açúcar com tantas indefinições e pressões provenientes da percepção de uma safra de cana perto dos 600 milhões de toneladas no Centro-Sul, do mercado de energia deteriorado e do milho que pode desaguar numa produção maior de etanol de milho, o único ponto vulnerável que temos discutido seria se os fundos resolvessem construir uma posição comprada pois o fato de as usinas estarem bem fixadas (veja abaixo) não encontrariam quem lhes desse suporte.

Nossa leitura é que os fundos estão saindo do açúcar porque o mercado de cacau está com altíssima volatilidade. É uma maneira de direcionar o portfólio para onde o retorno é maior e mais rápido. Para se ter uma ideia, nesta semana o cacau pulou 19% enquanto café e açúcar perderam quase 3.5%. É razoável imaginar que esteja havendo um ajuste de portfólio que pode voltar ao que era assim que os fundos encontrarem um teto no mercado de cacau. Por enquanto, parece que esse teto está longe.

Conforme os dados apurados até o dia 31 de janeiro de 2024, as usinas estavam fixadas em 72% do volume de exportação, um total de 18.7 milhões de toneladas de açúcar ao preço médio em 22,20 centavos de dólar por libra-peso, equivalentes a R$ 2.516 por tonelada FOB incluindo o prêmio de pol. Em 2023, esse percentual era de 64%.

LEIA MAIS >Drul Group expande sua atuação no Nordeste do país

O volume de contratos futuros negociados em NY durante o mês de dezembro/24 excedeu 3.45 milhões. Em janeiro houve uma redução de quase 1 milhão de contratos. Apesar disso, as estratégias adotadas pelas usinas, que incluíram a aquisição de opções de venda (put) a preços inferiores aos de mercado e a venda de opções de compra (call) a preços superiores, se mostraram eficazes.

A volatilidade observada em dezembro, com o mercado recuando mais de 600 pontos da máxima, transformou diversas dessas operações em hedges efetivos de venda.

Análise técnica do analista Marcelo Moreira, colaborador da Archer Consulting: após testar por três vezes o importante suporte da média-móvel dos 50 dias, o vencimento maio/24 finalmente quebrou o suporte e encerrou a semana a 21.82 centavos de dólar por libra-peso.

LEIA MAIS > Consumo de etanol hidratado dispara: em janeiro, um terço dos veículos flex foram abastecidos com o biocombustível

O próximo importante suporte é 19.80 centavos de dólar por libra-peso e as resistências estão a 21.90/22.40/22.70 e 23.60 centavos de dólar por libra-peso. O vencimento julho/24 encerrou “em cima” do suporte da média-móvel dos 50 dias (21.63 centavos de dólar por libra-peso), chegando a negociar na mínima da semana: 21.56. Se esse suporte for rompido poderá buscar os 19.70 centavos de dólar por libra-peso. Atenção: no curto prazo mercado continua em tendência de baixa! Então, Protejam-se!

Arnaldo Luiz Corrêa é gestor de Risco para o mercado agrícola de commodities e sócio-diretor da Archer Consulting – empresa de assessoria em Mercados de Futuros, Opções e Derivativos.

Banner Revistas Mobile