Usinas

Conheça as dicas de especialistas em webinar com mais de mil visualizações

Melhores práticas e inovações foram discutidas no evento online realizado nesta quarta-feira (17)

Conheça as dicas de especialistas em webinar com mais de mil visualizações

A primeira edição do Webinar Usinas de Alta Performance: Processos, Fermentação e Produção de Etanol, realizado nesta quarta-feira (17), pelo JornalCana contou com a participação de especialistas que mostraram como obter máxima eficiência em processos industriais e evitar perdas, garantindo assim menores custos de produção. Com mais de mil visualizações, o webinar abordou diversas etapas no processo produtivo do etanol e açúcar como tratamento de caldo, filtragem, fermentação, destilação, desidratação e tratamento da vinhaça.

LEIA MAIS >  Especialista da Tereos mostra como obter máxima eficiência em processos industriais

Carlos Eduardo Ramos da Silva, da Tereos

O especialista em Processos Industriais do Grupo Tereos, Carlos Eduardo Ramos da Silva, também conhecido como Tanaka, destacou a importância dos processos de tratamento do caldo, aquecimento, decantação e peneiras, sobretudo a evolução de boas práticas nestes setores que garantem a qualidade e volume do caldo que segue para a fábrica de açúcar e para a fermentação. “É no tratamento do caldo que se faz a qualidade do açúcar e etanol. Qualquer desvio que ocorra nesta etapa, não tem mais como consertar os parâmetros e só vai piorar”, disse.

 

Luciano Zamberlan, da Raízen apresentou detalhes sobre como maximizar o processo fermentativo levando em consideração principalmente o que a levedura pode oferecer. O profissional apresentou case de sucesso na área de fermentação no seu grupo ressaltando a importante de se observar a sobra de ART no vinho. Isso pode ser feito com acompanhamento do passo a passo do trouble shooting, para analisar o processo de fermentação e traçando um mapa mental da situação que geram desvios operacionais e desvios de inibição da levedura. “São operações que já identificamos dentro de um programa implantado no grupo que envolve ganhos de R$ 8 milhões no ano, só cuidando para não jogar açúcar no vinho”, afirmou.

LEIA MAIS >  Gestor da Raízen propõe formas de maximizar o processo fermentativo

Luciano Zamberlan, da Raízen

 

“Apesar do alto índice de automação que as usinas tem, somado ao elevado nível dos profissionais que trabalham no processo industriais observasse que o índice de perdas de algumas usinas de cana continua elevado em todos os setores”, destacou Antonio Carlos Viesser, da Viesser Consultoria. O consultor, também conhecido como Alemão, afirmou que as perdas são resultados de falhas de manutenção, operação e dimensionamento de equipamentos, o que causam falta de padronização.

 

Maria Fátima Marquini Sicchieri, da VC Engenharia

A diretora executiva da VS Engenharia, Maria Fátima Marquini Sicchieri, ressaltou a importância de se conhecer o ativo industrial e qual o aproveitamento máximo que se pode ter visando o menor custo para a unidade. “A estabilidade no processo traz não só para a destilaria, mas para um todo o aproveitamento daquele produto que queremos, no caso o etanol”, explicou.

LEIA MAIS >  “Nenhuma perda no processo industrial pode parecer normal”, alerta especialista

Antonio Carlos Viesser, o Alemão

Para o jornalista e diretor da ProCana Brasil, Josias Messias, moderador do webinar, ficou claro que o conhecimento da planta, equipes, operação e cuidado ao executar as atividades são essenciais para garantir a eficiência do processo. “As ferramentas estão disponíveis. É preciso adotar procedimentos que vão transforma o cuidado em maior eficiência”, disse

 

O Webinar Usinas de Alta Performance: Processos, Fermentação e Produção de Etanol foi patrocinado pelas empresas Química Real — Fermentando com alta eficiência; Viesser Consultoria & Treinamentos — Tudo sobre a indústria sucroenergética; VS Engenharia — Tecnologia na produção de etanol e  S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc em mais de 40 usinas instaladas

LEIA MAIS > Cenário promissor pós-pandemia gera otimismo no setor

Na próxima quarta-feira (24) acontecerá a segunda edição do Webinar Usinas de Alta Performance. 

Para assistir o webinar Ao Vivo e garantir a vídeo-aula bônus, é necessário fazer a inscrição.

Para se inscrever, clique AQUI.

Banner Revistas Mobile