JornalCana

“Nenhuma perda no processo industrial pode parecer normal”, alerta especialista

Consultor revela diagnóstico completo sobre um problema que custa caro às usinas

Antonio Carlos Viesser, o Alemão

O renomado consultor Antonio Carlos Viesser, da Viesser Consultoria avalia que apesar do alto índice de automação somado ao elevado nível dos profissionais que atuam no processo industrial ainda observasse que o índice de perdas de algumas usinas de cana continua elevado. “Intrinsecamente falando, essas perdas vem desde a recepção, preparo e extração chegando até aos vazamentos nas etapas finais de processo do produto final, seja o de açúcar ou etanol“, analisa Viesser, também conhecido como Alemão.

O inimigo da alta produtividade

O consultor apresenta exatamente seu diagnóstico sobre essas perdas. “São resultado de falhas de manutenção, operação e dimensionamento de equipamentos entre outros”. E faz um alerta: “O que chama atenção é que para alguns gestores essas perdas parecem normais”. De acordo com o Viesser este problema é crônico em muitas unidades produtoras e acrescenta que tolerar perdas industriais é o grande inimigo da alta produtividade. Ele explica: “Quem faz preço é o mercado, mas quem faz custo é a usina. Portanto, ela tem que rever seus custos e, isso, nem sempre é rever o valor dos gastos, mas produzir mais com o que se tem. Ou seja, ser mais eficiente”.

Leia também: Especialista da Tereos mostra como obter máxima eficiência em processos industriais

Diagnóstico completo sobre perdas no processo industrial

No Webinar JornalCana que acontece hoje (17/06), o consultor Antonio Viesser compartilhará detalhes importantes sobre os processos de tratamento do caldo, aquecimento, decantação e peneiras, sobretudo a evolução de boas práticas nestes setores que garantem a qualidade e volume do caldo que segue para a fábrica de açúcar e para a fermentação. E revelará um diagnóstico sobre perdas no processo industrial.

Focado na apresentação de conteúdo técnico, o Webinar Usinas de Alta Performance: Processos, Fermentação e Produção de Etanol,  será transmitido ao vivo e gratuitamente,  às 18h30 no horário de Brasília.

Leia também: Gestor da Raízen propõe formas de maximizar o processo fermentativo

O Webinar JornalCana conta com um time completo de autoridades sobre processos; tratamento de caldo; filtragem; fermentação; destilação e desidratação. Além do consultor da Viesser Consultoria, participam o especialista em Processos Industriais do Grupo Tereos, Carlos Eduardo Ramos da Silva — também conhecido como Tanaka; o gerente de Processos Industriais Etanol, Luciano Zamberlan, da Raízen e a diretora executiva da VS Engenharia, Maria Fátima Marquini Sicchieri. O jornalista e diretor da ProCana Brasil, Josias Messias, será o moderador.

Participantes terão vídeo-aula bônus gratuita
Jaime Finguerut

Mas o conteúdo de alta qualidade não para por ai. Todos os participantes inscritos nos dois webinares — dos dias 17 e 24 — receberão um link para assistir uma vídeo-aula bônus gratuita com um dos especialistas mais gabaritados do setor. Trata-se do professor Jaime Fingerut que apresentará no dia 25 de junho uma video-aula preparada exclusivamente para o JornalCana com o tema: “Rendimento de Fermentação de cana/milho: Como medir e reduzir perdas e custos”.

Patrocínio

Este Webinar é um oferecimento das empresas:

  • Química Real — Fermentando com alta eficiência.
  • Viesser Consultoria & Treinamentos — Tudo sobre a indústria sucroenergética!
  • VS Engenharia — Tecnologia na produção de etanol.
  •  S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc em mais de 40 usinas instaladas.
Inscrições

Para assistir o webinar Ao Vivo e garantir a vídeo-aula bônus, é necessário fazer a inscrição.

Para se inscrever, clique AQUI.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram