JornalCana

Usina Da Mata amplia cogeração com palha

A Usina Da Mata Açúcar e Álcool, de Valparaíso (SP), investe na produção de eletricidade a partir da palha da cana-de-açúcar.

Conforme a assessoria da empresa, cerca de 50% da palha gerada serão retiradas do campo. A palha que permanece no solo é a quantidade ideal para proteger o próximo plantio.

A metodologia para o recolhimento funciona em três etapas: o aleiramento, que produz uma leira, deixando a palha na posição ideal para o enfardamento, que permite recolher grandes quantidades de palha em pontos distantes com eficiência e mobilidade.

Em seguida é realizado o transporte dos fardos através da pinça, equipamento que retira os fardos do campo, levando até a carreta de transporte.

Após todas as etapas, a palha é levada para indústria e queimada na caldeira, junto ao bagaço de cana-de-açúcar, gerando a bioeletricidade.

Processo de recolhimento da palha: mais eletricidade (Foto: Divulgação)
Processo de recolhimento da palha: mais eletricidade (Foto: Divulgação)

O objetivo da Da Mata é diminuir as infestações da praga da raiz da cana-de-açúcar e os focos de incêndios espontâneos ou causados, já que o excesso de palha no campo também aumenta essa possibilidade.

Em relato à imprensa, o gerente agrícola José Luiz Vieira informa que o grande diferencial do enfardamento é a economia: “0 maior benefício desta técnica é poder recolher de forma economicamente viável a palha hoje disponível nos canaviais.”

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram