Usinas

Tereos investe R$ 1,1 milhão em programa de inteligência artificial para segurança de motoristas

O projeto utiliza tecnologia para detecção de fadiga e distração por meio de sensores instalados nos veículos

S. J. DO RIO PRETO, SP, BRASIL - 31.10.2022: Tereos Unidade Cruz Alta (Fotos: Diego Padgurschi / Divulgação)
S. J. DO RIO PRETO, SP, BRASIL - 31.10.2022: Tereos Unidade Cruz Alta (Fotos: Diego Padgurschi / Divulgação)

A Tereos investiu R$ 1,1 milhão na implantação de um programa voltado para a segurança e bem-estar de motoristas. Buscando constantemente recursos que diminuam e evitem acidentes de trânsito, a empresa implementou uma tecnologia para a detecção de fadiga e distração nas operações de transporte.

Com a utilização de avançados sensores de mapeamento facial, o sistema implantado pela Tereos tem a capacidade de acompanhar em tempo real os motoristas e veículos envolvidos em suas atividades diárias.

Esses sensores monitoram de forma contínua os olhos, boca e expressões faciais dos condutores, permitindo a identificação de situações perigosas, como sonolência, uso de celular e cigarro, velocidade acima do permitido e falta de uso do cinto de segurança, entre outros fatores de risco relacionados à condução veicular.

LEIA MAIS > XXII Seminário de gestão de pessoas e sustentabilidade no agronegócio

Ao detectar um evento de emergência ou uma situação perigosa, o sistema emite imediatamente um alerta ao motorista responsável. Além disso, uma mensagem contendo o registro de imagem é enviada automaticamente a uma central de vigilância dedicada, permitindo uma análise precisa e uma resposta eficiente diante de qualquer evento. Dessa forma, a Tereos garante que seus colaboradores estejam protegidos e amparados, proporcionando-lhes um ambiente de trabalho seguro.

Por meio da inteligência artificial, padrões de comportamento dos motoristas em casos de cansaço e distração passam a ser identificados para, assim, oferecer mais agilidade na detecção da situação e emissão do alerta.

“Estamos sempre em busca de soluções que melhorem as operações e forneçam cada vez mais segurança aos nossos colaboradores. O projeto visa a segurança do motorista, demais ocupantes do veículo e terceiros, impedindo que ocorram fatores de riscos como fadiga, distração e excesso de velocidade, algumas das causas mais frequentes de acidentes”, comenta Mauricio Guadalupe, gerente Executivo de Saúde e Segurança do Trabalho.

LEIA MAIS >Raízen recebe prêmio por produtividade em dois estados

O projeto surgiu após uma análise detalhada de incidentes ocorridos nas unidades da companhia. Com a implementação do recurso em todos os veículos de transporte de cana, transporte de vinhaça e transporte de prancha, a empresa projeta uma redução significativa dos acidentes envolvendo veículos de cargas, que representam cerca de 34% do total de incidentes de alto potencial, contribuindo para a preservação da integridade física de seus colaboradores e o aumento da eficiência de suas operações.

Banner Revistas Mobile