Usinas

Tereos inicia campanha de conscientização para reduzir focos de incêndio em período de estiagem no noroeste paulista

Aliada ao investimento em tecnologia e ações no campo, a campanha realizada na safra 22/23 garantiu uma redução de 69% de área produtiva queimada

Tereos inicia campanha de conscientização para reduzir focos de incêndio em período de estiagem no noroeste paulista

A Tereos anuncia o lançamento de sua campanha de conscientização para combate e prevenção a incêndios da safra 2023/24. A iniciativa contará com ações para a população nas principais cidades de atuação da companhia, com o objetivo de orientar a comunidade sobre os principais causadores de focos de incêndio e como preveni-los.

A empresa também investe em tecnologias, como o monitoramento de canaviais via satélite, e ações no campo, como inspeção de aceiros e colheita antecipada, para diminuir a incidência de área queimada na região. Na safra 2022/23, as iniciativas do grupo garantiram a redução de 69% de área produtiva queimada, além dos impactos positivos ao meio ambiente.

De acordo com Renato Zanetti, diretor de Sustentabilidade e Excelência Operacional da Tereos, o plano de combate e prevenção de incêndios da companhia é baseado em cinco importantes pilares: comunicação, capacitação, inspeções preventivas, monitoramento e colheita antecipada.

LEIA MAIS > Moagem no Centro-Sul totaliza 43 milhões de toneladas na segunda metade do mês de junho

“Com ações baseadas nesses pilares, atingimos resultados positivos em diferentes frentes, como redução na queima de áreas produtivas e de vegetação, assim como dos impactos ambientais e nas comunidades de forma geral”, afirma.

Para essa safra, a Tereos apresenta algumas novidades em suas iniciativas para controle de focos de incêndio. A primeira delas é em relação ao envio dos alertas de detecção de fogo por meio de satélite. Antes, esse contato era feito para uma central de monitoramento que acionava o COA (Centro de Operações Agroindustriais). Agora, será realizado um teste de migração do acompanhamento dos alertas diretamente no COA, com o intuito de promover agilidade no atendimento das ocorrências para as próximas safras.

Outra novidade é a instalação de rastreadores em caminhões dedicados ao combate à incêndios, em todas as unidades da companhia. Dessa forma, será possível ter uma visão geral da localização dos caminhões e, assim, direcioná-los para atender os focos de acordo com a proximidade, com o objetivo de otimizar e garantir mais eficiência no atendimento dos chamados nas próximas safras.

LEIA MAIS > Copersucar lança campanha para evitar incêndios no campo em período de estiagem

Tecnologia aliada ao combate

A Tereos é pioneira no Brasil no monitoramento dos canaviais via satélite. O sistema, que contempla 100% das áreas próprias, de fornecedores e de parceiros da companhia conta com 13 satélites meteorológicos operados por agências governamentais (entre elas, a Nasa), com envios automáticos de alertas à empresa.

Os alertas – visuais e sonoros – contam com informações sobre o bloco atingido pelo fogo, ajudando a direcionar as equipes de combate. O sistema ainda permite visualizações climáticas, como velocidade e direção do vento, assim como antecipação de períodos de estiagem e chuvas e histórico de focos.

Na última safra, o sistema implementou a tecnologia Triplo 30, que sinaliza as áreas críticas para combate por meio da seguinte metodologia – ventos acima de 30 km/h, temperatura acima de 30ºC e umidade abaixo de 30, ajudando a direcionar esforços para um combate mais assertivo.

Além disso, todos os combates são reportados em um aplicativo, com informações pós-incêndio e, também, fotos com coordenadas e situação geral da localidade, o que ajuda a construir um histórico de áreas mais críticas e ações de melhoria no combate que podem ser tomadas.

LEIA MAIS > Descubra as estratégias do gerente processos da Tereos para Reduzir Perdas de Sacarose na Evaporação

Combate eficiente

Para garantir controle eficiente nos casos identificados de incêndio, a Tereos conta com os veículos de acesso rápido – camionetes leves equipadas com todo o aparato necessário para debelar focos de incêndios iniciais, incluindo kit espuma. São seis veículos desse tipo aliados a 32 caminhões-pipa e cerca de 180 brigadistas ajudando no combate.

As medidas preventivas têm auxiliado a companhia a iniciar o protocolo de contenção de incêndios antes que o fogo se propague por áreas maiores, possibilitando assim que as equipes de bombeiros, tanto da empresa como pertencentes ao Plano de Auxílio Mútuo (PAM), cheguem ao local em tempo hábil.

O trabalho de monitoramento e combate acontece de maneira integrada entre todas as unidades da Tereos, com cooperação de outras usinas da região e órgãos públicos. A empresa também disponibiliza um telefone para denúncias e avisos de incêndios: (17) 3280-1012.

Banner Revistas Mobile