Usinas

Sustentabilidade da cana foi pauta da Bonsucro Global Week

Evento voltou ao Brasil após sete anos

Sustentabilidade da cana foi pauta da Bonsucro Global Week

Entre os dias 17 e 20 de outubro, Ribeirão Preto – SP sediou a Bonsucro Global Week, um evento voltado para a sustentabilidade da cana−de−açúcar. Na ocasião, foram tratados tópicos ambientais vitais, como segurança hídrica, agricultura regenerativa e biodiversidade e questões sociais na cadeia da cana, com participação de autoridades, pesquisadores, consultores, defensores de direitos humanos, entre outros.

Os modelos circulares de produção no Brasil, compromissos de redução de emissões, que serão implementados por meio da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis renováveis, assim como outras iniciativas, visando as boas práticas do setor canavieiro, foram destacados no evento.

LEIA MAIS > Czarnikow analisa custo de produção de açúcar ao redor do mundo

De acordo com a organização, a edição brasileira, foi o maior evento que já realizaram, contando com 250 pessoas de 25 países. Essa foi a segunda vez que o país recebeu a Bonsucro Global Week. A primeira vez, em 2015, aconteceu na capital paulista.

A organizadora, a Bonsucro, é uma iniciativa global sem fins lucrativos que visa reduzir impactos ambientais e sociais na produção de açúcar, etanol e energia provenientes da cana−de−açúcar. A primeira usina a receber sua certificação, foi a Unidade Maracaí, do Grupo Raízen, em 2011.

Já a Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Bariri (Assobari) leva o título de primeira entidade a receber o certificado e a vender créditos de cana com certificação Bonsucro, isso em julho de 2020 quando comercializou 43.341 toneladas de cana. A entidade conta atualmente com cerca de 200 associados que atuam numa área de aproximadamente 10 mil hectares.

LEIA MAIS > Alpina Orion apresenta a sua linha de clarificadores de caldo e cozedores de açúcar

Na última década, a Bonsucro cresceu e hoje é a principal plataforma global de sustentabilidade para a cana−de−açúcar, com membros em mais de 50 países.

“Atualmente nos temos 77 usinas certificadas no Brasil, que produzem 6 milhões de toneladas de açúcar certificado, equivalente a 14% da produção nacional, e estamos perseguindo a sustentabilidade. Os membros reconhecem que a certificação permite que produzam e vendam açúcar sustentável, mas também energia limpa, e outras soluções como: hidrogênio verde e biogás. Temos visto o aumento da exportação de etanol para União Europeia, onde a certificação vem sendo reconhecida”, informou a CEO da Bonsucro, Danielle Morley.

Na abertura do evento, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, destacou que o futuro da sustentabilidade do transporte pode estar na combinação do etanol e hidrogênio, “o que dá uma grande margem de vantagem sobre o somente elétrico, pois já existe uma rede de distribuição de álcool por todo país”.

Opinião compartilhada com Eduardo Leão de Sousa, da União da Indústria de Cana−de−Açúcar e Bioenergia (Unica). “Já temos a nossa solução pronta, que é o etanol, para um processo acelerado de descarbonização”.

LEIA MAIS > Na reta final, safra de cana no Centro-Sul registra crescimento de 7,5% na produtividade

Os avanços sociais e ambientais com a adesão ao Protocolo Agroambiental Etanol Verde, em 2007, pelo setor sucroenergético e, consequentemente, a mudança na forma de produção com a mecanização das lavouras também foram apresentados na ocasião.

Segundo Renata Camargo, coordenadora de Sustentabilidade da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), a adesão voluntária de usinas e produtores de cana ao protocolo representou a antecipação em 7 anos do fim do uso do fogo como método pré−colheita.

“Saímos de um cenário com fogo para outro completamente diferente, mudando o nosso perfil de produção. E o sucesso do protocolo podemos ver nos números alcançados nos últimos 15 anos. Reduzimos a emissão de poluentes e outros gases, pois não há queima, além de investirmos em projetos de proteção ou recomposição de mais de 250 mil hectares de mata ciliar com o cultivo de mais de 50 milhões de mudas de vegetação nativa”, destacou.

LEIA MAIS > Unidade Nova Londrina da Cia Melhoramentos Norte do Paraná completa 10 anos

Durante o evento, ocorreu ainda a entrega do prêmio internacional Bonsucro Inspire Awards 2022 e duas entidades brasileiras estavam na lista das vencedoras. A ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), com o projeto “Muda Cana”, idealizado pela em parceria com a Fundação Solidaridad, que foi reconhecido como a melhor iniciativa ambiental da cadeia global de produção de cana−de−açúcar.

Já a Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo), através do programa SOS Incêndios, foi contemplada com o prêmio na categoria Melhor Iniciativa Ambiental.

A Bonsucro Global Week foi encerrada com visitas ao campo. Os participantes visitaram produtores certificados Bonsucro, sendo que um grupo foi para a Spinagro, a primeira pequena fazenda certificada no Brasil. E outro grupo foi para a Usina São Martinho.

Esta matéria faz parte da edição 342 do JornalCana. Para ler, clique AQUI!

Banner Revistas Mobile