Mercado

S-PAA: O ícone da Transformação Digital no setor de bioenergia da América Latina

Na indústria de bioenergia, essa evolução está se tornando realidade através das tecnologias da Indústria 4.0

Vista aérea do Ingenio Aguaí, da Bolívia: primeira usina a utilizar o S-PAA fora do Brasil
Vista aérea do Ingenio Aguaí, da Bolívia: primeira usina a utilizar o S-PAA fora do Brasil

Estamos na era das tecnologias digitais e da inteligência artificial, buscando adicionar maior eficiência, qualidade e competitividade aos processos de produção. Na indústria de bioenergia, essa evolução está se tornando realidade através das tecnologias da Indústria 4.0 com o S-PAA – o único software de Otimização em Tempo Real (RTO) do mundo, desenvolvido pela Soteica, especificamente para usinas de açúcar e etanol – capaz de controlar completamente processos contínuos em plantas industriais. Bem antes de consolidar o conceito de indústria 4.0, há 30 anos, em 1987, a Soteica foi fundada por engenheiros químicos especialistas em modelagem, simulação e otimização de processos industriais. Eles migraram para o setor sucroenergético, onde foram desenvolvendo o S-PAA.

Leia mais> Eduardo Saldanha detalha como RTO impacta a eficiência energética da Usina São José do Pinheiro

Com sua primeira implementação no Brasil em 2009, e em evolução contínua desde então, o S-PAA transcendeu as fronteiras nacionais, expandindo-se por toda a América Latina. Em 2023, alcançou o impressionante marco de ser implementado em mais de 100 plantas.

Leia mais> Otimização em tempo real impulsiona gestão industrial inteligente nas usinas do Nordeste

No mercado brasileiro de bioenergia, os números gerenciados pelo S-PAA são notáveis: aproximadamente 180 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, cerca de 30% da produção nacional, correspondendo à produção de 7 bilhões de litros de etanol por safra, 210 milhões de sacas de açúcar por safra e a geração de 8,6 GWh de energia anualmente. Seu retorno médio sobre o investimento é de 90 dias.

Leia mais>Usina Ferrari é TOP 5 na utilização da Otimização em Tempo Real (RTO) na indústria bioenergética

Esse sucesso desencadeou a expansão do uso desta tecnologia para o restante da América Latina. Na Bolívia, por exemplo, o Ingenio Aguaí foi pioneiro em seu uso focado no Processo, desde o Controle de pH, com maior estabilidade e uma redução no desvio padrão do ponto de ajuste desejado, até o Controle de Imbibição, onde o sistema foi capaz de colocar água no processo no momento ideal e nas proporções ideais, garantindo um aumento contínuo significativo na extração e eficiência industrial, que já eram altas, ao mesmo tempo em que aumentava a capacidade de moagem.

Leia mais>Tecnologia brasileira de otimização em tempo real avança nas usinas

Em El Salvador, 50% das usinas de açúcar adotaram o S-PAA. O Ingenio El Ángel foi o primeiro, alcançando ganhos na eficiência energética do processo ao melhorar e otimizar o consumo de vapor na fábrica, resultando em um aumento na cogeração de energia. Além disso, houve estabilidade no processo industrial, o que levou a melhores condições operacionais para toda a planta.
Essa expansão para a América Latina indica uma mudança significativa na indústria de cana-de-açúcar, com um movimento crescente em direção a práticas mais sustentáveis e eficientes.

Leia mais>Ingenio La Cabaña eleva eficiência e exportação de energia com Otimização em Tempo Real (RTO)

Além das empresas brasileiras que já fazem parte do processo de implementação do S-PAA, as usinas latino-americanas podem contar com a nova empresa dos EUA do grupo ProCana Brasil, a Pro4Tec. “É um catalisador para a transformação digital do mercado de bioenergia nas Américas, atuando como um hub tecnológico para suporte e inovações tecnológicas, especialmente nas operações agrícolas e industriais do setor de bioenergia”, acrescenta Josias Messias, diretor da Pro4Tec, Pró-Usinas e ProCana Brasil.

Leia mais>Road Show da Transformação Digital passa pelo Grupo Olho D’Água e avalia Otimização em Tempo Real

Messias é o ponto focal neste cenário liderado por suas empresas na implementação de tecnologias digitais, e através da Pro4Tec, ele vem desenvolvendo relações estratégicas para a promoção da tecnologia digital na América Latina e nos EUA.

Como referência de usuário do S-PAA, German Atilio Molina Ortiz, ex-gerente industrial do El Angel durante a implementação deste sistema, e atualmente gerente industrial do Ingenio La Cabaña – El Salvador, decidiu implementar esta ferramenta na La Cabaña para a temporada 2023/24. Ele destaca a proatividade e interação com a Pro4Tec: “O sucesso do projeto se deveu em grande parte ao constante apoio recebido da equipe liderada por Josias, cujo conhecimento em Transformação Digital, suas habilidades de comunicação e gestão foram fatores chave para alcançar os ganhos reais de sua implementação.”

Banner Revistas Mobile