Mercado

Eduardo Saldanha detalha como RTO impacta a eficiência energética da Usina São José do Pinheiro

Gerente industrial da usina enfatiza a redução considerável no consumo de vapor, um aspecto crítico para a eficiência energética

Eduardo Saldanha detalha como RTO impacta a eficiência energética da Usina São José do Pinheiro

A São José do Pinheiro está entre as usinas que graças à implementação de uma tecnologia baseada em algoritmos inteligentes, otimizou o processo industrial em tempo real, resultando em uma eficiência operacional significativamente melhor, especialmente na otimização do uso de vapor.

LEIA MAIS > Luiz Magno apresenta experiência com Gestão Industrial Inteligente no Grupo Carlos Lyra

O gerente industrial, Eduardo Jorge Saldanha enfatiza a redução considerável no consumo de vapor, um aspecto crítico para a eficiência energética. Isso graças a uma mudança no manejo do vapor de escape usado na evaporação. A tecnologia do S-PAA permitiu uma abordagem mais flexível e eficiente, ajustando o uso do vapor às necessidades reais da produção. Essa inovação rompeu paradigmas antigos e resultou em ganhos significativos de eficiência.

LEIA MAIS > Usina Ferrari é TOP 5 na utilização da Otimização em Tempo Real (RTO) na indústria bioenergética

Além disso, a Usina São José agora não só atende seus contratos de energia, mas também gera receita adicional vendendo o excedente de bagaço. “Esta mudança agora é uma realidade lucrativa para a empresa”, salienta Saldanha. Outros benefícios incluem melhorias na qualidade do xarope e um aumento na vazão para a fábrica. Esses avanços contribuíram para um aumento na produção de etanol e açúcar, otimizando o mix de produtos da usina.

LEIA MAIS > Ingenio La Cabaña eleva eficiência e exportação de energia com Otimização em Tempo Real (RTO)

No Webinar JornalCana, que aconteceu em 13 de dezembro, Saldanha apresentou todos os detalhes operacionais que resultaram nesses ganhos. Ele esteve acompanhado de Luiz Magno Tenório de Brito, diretor agroindustrial da Usina Caeté e Koiti Oda, da KOI Instrumentação. Eles compartilharam suas perspectivas sobre os desafios e oportunidades que o uso de tecnologias avançadas trazem para a gestão e operação industrial no setor.

📺 Clique aqui para assitir.

Banner Revistas Mobile