Usinas

Quais fatores influenciam na utilização de microrganismos e solubilização de fosfatos nos canaviais?

A técnica, que vem contribuindo para elevar a produtividade do solo, já apresenta soluções para obter a cana regenerativa

Quais fatores influenciam na utilização de microrganismos e solubilização de fosfatos nos canaviais?

Dentre os macronutrientes primários, o fósforo (P) é o que as plantas exigem em menores quantidades.

Mesmo assim, em nosso solo, os teores de P disponíveis ainda não suprem essa demanda.  Isso se deve ao fato de nossos solos serem fortemente intemperizados. E, além disso, temos outro agravante, que é a forte retenção do fósforo na parte sólida do solo.

É neste cenário que entram em ação os microrganismos solubilizadores de fosfato (MSF), que são importantes para a máxima eficiência na adubação fosfatada, em virtude da alta retenção desse nutriente pelas partículas do solo, o que além de perdas econômicas, provoca prejuízos ambientais, devido às aplicações em massa de fertilizantes fosfatados.

LEIA MAIS > Conheça as práticas regenerativas que mantém a maior usina de cana dos Estados Unidos

Muitos microrganismos do solo são capazes de solubilizar formas insolúveis de fosfato por meio de diversos mecanismos, porém uma das maiores dificuldades para tal aplicação é a capacidade do microrganismo de se estabelecer no solo rizosférico, sendo complicada por diversos fatores como: competição por recursos do meio, predação por protozoários, falta de entendimento sobre a atividade desses microrganismos e sua relação com comunidades microbianas nativas do solo e com diferentes espécies de planta, além dos fatores abióticos, como textura do solo, tipo de argila, temperatura, pH, umidade e a disponibilidade e eficiência de diferentes substratos orgânicos e de fontes de fosfato a serem solubilizadas.

Existem produtos no mercado contendo inóculos de MSF, mas é necessário maior número de pesquisas sobre a capacidade de diversos microrganismos em solubilizar diferentes fontes de fosfatos naturais, além de sua relação com as culturas anuais mais cultivadas no país.

LEIA MAIS > Plantio Vertical, que proporciona ganhos de produtividade de até 44%, será apresentado em Ribeirão Preto -SP

Raffaella Rossetto

As pesquisas nesse segmento seguem avançando no país e já existe inoculante solubilizador de fósforo para a cana-de-açúcar, formado por duas bactérias que aumentam a absorção de fósforo pela planta, aumentando a produtividade.

As bactérias usam mecanismos distintos para promover maior crescimento das raízes e aproveitar o fósforo, tanto o presente no solo como o fornecido por fertilizantes. Testes registraram ganhos médios de 12 toneladas por hectare após a aplicação do produto.

Raffaella Rossetto, pesquisadora do Centro de Cana de Açúcar do Instituto Agronômico (IAC), irá detalhar mais sobre o tema no CANABIO 2023, que será realizado nos próximos dias 24 e 25 de maio, no Centro da Cana –  IAC, em Ribeirão Preto – SP.

Aquecimento a busca da cana regenerativa

O webinar WarmUp CANABIO23 – Em Busca da Cana Regenerativa, que acontece amanhã, quarta-feira, 10 de maio, às 19hs (Brasília), no canal JornalCana do YouTube aquece os motores sobre a busca da cana regenerativa.

O webinar contará com as participações de Rogério Augusto Bremm Soaresdiretor agrícola na BP Bunge Bioenergia, Rosa Muchovej, cientista chefe de solos da U.S. Sugar e João Ulisses de Andradediretor da AGR.cana.

Os profissionais também serão palestrantes no CANABIO23 a ser realizado nos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto – SP.

Para assistir, basta clicar no link  https://bit.ly/warmupcanabio23.

CANABIO23: em busca da Cana Regenerativa

Retomando o formato presencial, após o período da pandemia, o CANABIO23 traz a busca pela cana regenerativa como enfoque central, visando proporcionar o compartilhamento de conhecimentos e benchmarking técnico sobre manejo biológico, orgânico e sustentável da cana-de-açúcar.

A busca pela Cana Regenerativa assume um papel estratégico, extrapolando a “porteira pra dentro”, pois amplia a sustentabilidade da atividade bioenergética a partir dos critérios ESG (Environment, Social and Governance).

O programa inclui a discussão sobre Fertilidade & Microbiologia do SoloNutrição & Maturação Vegetal + Foliar Controle Biológico & Manejo Integrado de PragasCANA 4.0 – sistemas & tecnologias inteligentes, e Integração das inovações & tecnologias no campo.

O evento será realizado nos dias 24 e 25 de maio no Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto – SP, com o objetivo de abordar os temas mais relevantes da área, sempre a partir do compartilhamento de quem vive a produção na prática:

  • Cases & Mesa Redonda com usinas e fornecedores de cana, inclusive internacionais
  • Experiências de alta produtividade com manejo sustentável
  • Dados e conselhos valiosos dos maiores especialistas & desenvolvedores de tecnologia da área

#CANABIO23 Em Busca da Cana Regenerativa – O programa completo e opções de inscrições estão disponíveis no site www.canabio.com.br ou com Ana Alice Santos, e-mail [email protected] e whatsapp +55 16 98102-5222.

Banner Revistas Mobile