Mercado

Plantio vertical da Usina Estivas promete revolucionar cultura da cana

Quem mostra os detalhes é o diretor agrícola Heleno Barros

Barros, da Usina Estivas
Barros, da Usina Estivas

A Usina Estivas, do grupo Pipa Agroindustrial está localizada em Arês (RN). Produtora de açúcar, etanol, melado e energia elétrica, a unidade é símbolo de crescimento sustentável e tecnológico para o setor nordestino.

LEIA MAIS > Road Show da Transformação Digital passa pelo Grupo Olho D’Água e avalia Otimização em Tempo Real

Prova disso, é que o Estado do Rio Grande do Norte é um dos principais exportadores de açúcar para o mercado norte-americano. Boa parte, graças a Estivas, que nesse ano exportou 714,73 toneladas.

LEIA MAIS > Em busca de 3 dígitos, Usina Petribu cultiva campo com mais de 500 variedades de cana-de-açúcar

Isso é resultado de muito investimento feito pela usina potiguar, que está sempre em busca de crescimento em todas as áreas para obter os melhores resultados. Uma das iniciativas recentes da usina está nas operações agrícolas.

LEIA MAIS > Otimização em Tempo Real contribui com ótima fase da CIA Melhoramentos

Trata-se de um sistema de plantio vertical que promete revolucionar a cultura da cana. O diretor agrícola Hélio Barros e sua equipe são os responsáveis pelo empreendimento que rende ótimos resultados.

LEIA MAIS > Otimização em Tempo Real chega também à Caeté Marituba

“O que estamos fazendo é nada mais do que aprofundar a muda no fundo do solo, a 80 cm de profundidade. Junto a isso existe uma cesta de tecnologias, que envolvem a parte de nutrição, fitopatologias, de polímeros com a função de armazenamento de água do solo, que estão fazendo com que nossa muda cresça numa condição diferenciada de todos os plantios convencionais existentes aqui na região”, informa Barros.

LEIA MAIS > Após ganhos na cogeração Caeté expande utilização da Otimização em Tempo Real

Ele apresentou em campo esses detalhes, além do sistema de enriquecimento da vinhaça e o comportamento das plantas durante a colheita mecanizada em entrevista ao CEO da Pró-Usinas e da ProCana, Josias Messias, que esteve presente na área agrícola da Usina Estivas durante a passagem do Road Show da Transformação Digital e para gravar o quadro JornalCana Entrevista. Uma iniciativa inédita no setor.

A entrevista completa pode ser assistida no vídeo abaixo.

Estivas recebe Road Show da Transformação Digital e avalia Otimização em Tempo Real (RTO)

Também durante a passagem do Road Show da Transformação Digital a equipe de gestão industrial da Usina Estivas recebeu o CEO da Pró-Usinas e da ProCana Brasil, Josias Messias. A ocasião foi oportuna para que a equipe de gestão industrial da unidade produtora pudesse discutir os benefícios e o potencial da Otimização em Tempo Real (RTO) através da implantação do S-PAA, único software de Otimização em Tempo Real (RTO) para usinas de açúcar e etanol em todo o mundo e, inclusive, o único que controla de forma integral plantas de processo contínuo.

Banner Revistas Mobile