Usinas

Após ganhos na cogeração Caeté expande utilização da Otimização em Tempo Real

Projeto que já está em implementação há algumas safras na área de Vapor e Energia da unidade será concluído até o final desta safra nordestina

Equipe de gestão industrial da Caeté
Equipe de gestão industrial da Caeté

O Grupo Carlos Lyra em setembro a safra Nordeste 2022/23 em busca de mais eficiência em seus processos industriais para maximizar sua produção de açúcar, etanol e energia cogerada e aumentar seus ganhos financeiros.

LEIA MAIS > Transformação digital na indústria traz retornos significativos à BP Bunge Bioenergia

A usina computou um ganho de cerca de 800 mil reais em 2021, graças a uma economia de vapor que gerou um vapor adicional que pode ser utilizado no sistema de contrapressão proporcionado pelo uso de uma ferramenta de inteligência artificial em sua planta industrial.

LEIA MAIS > Gestão industrial inteligente da Colombo aumenta exportação da bioeletricidade e resulta em prêmio

Os bons resultados na área de energia fizeram com que a direção do Grupo Carlos Lyra decidisse implementar a ferramenta de inteligência artificial utilizada, que é o S-PAA, único software de Otimização em Tempo Real (RTO) para usinas de açúcar e etanol em todo o mundo, em outras áreas da indústria e em suas demais plantas.

LEIA MAIS > Viralcool melhora eficiência industrial com uso de Otimização em Tempo Real e é reconhecida com prêmio

A usina avança com a implementação do módulo de processos do S-PAA. De acordo com o engenheiro químico sênior e especialista de aplicação, Douglas Mariani, a primeira fase de expansão da otimização em tempo real foi finalizada durante essa semana. “Estamos complementando o projeto que já está sendo implementado há algumas safras no setor de vapor e energia da usina. Até o final da safra nordestina teremos a expansão completa”, informa Mariani.

Banner Revistas Mobile