Mercado

Otimização em Tempo Real contribui com ótima fase da CIA Melhoramentos

Na safra em que completou 97 anos, grupo paranaense desponta tecnologicamente, adquire nova unidade e tem sua gestão reconhecida com prêmio

Encontro com a diretoria da Cia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP): Gastão de Souza Mesquita, Gastão Mesquita Filho, Thiago Ferreira de Camargo Mesquita, Marcelo Fernandes de Oliveira e Christiano Ferreira de Camargo Mesquita
Encontro com a diretoria da Cia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP): Gastão de Souza Mesquita, Gastão Mesquita Filho, Thiago Ferreira de Camargo Mesquita, Marcelo Fernandes de Oliveira e Christiano Ferreira de Camargo Mesquita

A Companhia Melhoramentos Norte do Paraná comemorou nesta safra 97 anos de existência. Ao longo desses anos, a companhia passou por diversas transformações, se reinventou e fez do etanol, o seu principal produto.

LEIA MAIS > Otimização em Tempo Real chega também à Caeté Marituba

Gastão de Souza Mesquita, recebeu a premiaçao de Josias Messias e Paulo Montabone

O presidente da companhia, Gastão de Souza Mesquita, que em setembro desse ano foi contemplado com o título de Empresário do Ano no MasterCana Centro-Sul 2022, destacou em seu discurso que um dos marcos da empresa na comemoração destes 97 anos, foi a aquisição da unidade Vale do Paraná, localizada em Suzanápolis – SP.

LEIA MAIS > Após ganhos na cogeração Caeté expande utilização da Otimização em Tempo Real

A nova unidade, possibilitou a Melhoramentos agregar mais 2 milhões de capacidade de moagem de cana, além de conhecimento técnico importante, já que a Vale do Paraná possui 85% de seus canaviais irrigados, o que contribui para mitigação de riscos climáticos e resulta em consistente aumento de produtividade.

LEIA MAIS > Transformação digital na indústria traz retornos significativos à BP Bunge Bioenergia

Marcos importantes na trajetória da companhia

Mesquita também considera a construção da unidade de Jussara (PR) no ano de 1982 e um pouco mais recente, em 2012, a aquisição de planta industrial na cidade de Nova Londrina, como marcos importantes da trajetória da companhia no setor sucroenergético.

Além disso, a companhia também se destaca financeiramente. No ciclo passado, o grupo obteve receita líquida de R$ 1,1 bi e EBITDA de R$ 700 MM. Espera-se agora com as operações integradas gerem receitas líquidas ainda maiores nas próximas safras.

LEIA MAIS > Gestão industrial inteligente da Colombo aumenta exportação da bioeletricidade e resulta em prêmio

O que deve se confirmar também porque o grupo contou nessa safra com 88 mil hectares de áreas plantadas e está ampliando em mais 30 mil hectares sua área de plantação a fim de abastecer as três unidades do grupo.

Otimização em Tempo Real (RTO) garante mais eficiência industrial

A CIA Melhoramentos também se desponta tecnologicamente. Além de contar com modernos equipamentos, o grupo vem utilizando Otimização em Tempo Real (RTO) através do S-PAA, que é o único software de Otimização em Tempo Real (RTO) para usinas de açúcar e etanol em todo o mundo.

LEIA MAIS > Viralcool melhora eficiência industrial com uso de Otimização em Tempo Real e é reconhecida com prêmio

Através do S-PAA a companhia tem alcançado mais estabilidade e eficiência em seus processos industriais para produção de etanol e energia cogerada que, inclusive, segue em franco crescimento.

De acordo com Marcelo Fernandes de Oliveira, diretor administrativo e financeiro da companhia, a subestação e linha de transmissão da Melhoramentos de Jussara já foi energizada. “Foi mais uma etapa vencida. Aguardamos agora uma oportunidade para conectarmos a indústria a subestação 138kV e rodarmos o TG4”, comenta Oliveira.

Banner Revistas Mobile