Mercado

Pindorama tem incremento de 20% no faturamento

A Cooperativa Pindorama (Coruripe – Alagoas) registrou em 2.003 um faturamento próximo a R$ 60 milhões, ou praticamente 20% maior em relação ao ano anterior. O melhor desempenho aconteceu num período em que foram realizados investimentos de R$ 13 milhões para que se colocasse em operação definitiva o projeto de transformação da unidade produtora de álcool numa usina que passa também a produzir açúcar. A destilaria funcionava desde o início dos anos 80, sendo agora a primeira usina do País de propriedade de pequenos produtores, no total de 1.189.

O faturamento é resultado de uma estrutura de pequenos lotes de 20 hectares cada que somam 30 mil hectares. Nessa terra os pequenos produtores têm na cana o principal produto agrícola, mas consorciam a atividade com a produção de frutas, coco, leite e gado. “Demonstramos, na prática, como se pode fazer a reforma agrária”, afirma o presidente da cooperativa, Klécio José dos Santos.

A usina, que está gerando novos 100 empregos na indústria, ampliando para 1,5 mil empregos no campo e 300 na área industrial, está produzindo em média seis mil sacas de açúcar/dia. A capacidade é para produzir entre oito e 10 mil sacas por dia, meta que deve ser atingida neste primeiro mês de 2,004. Para a safra em andamento, prevista para ser concluída até abril, a usina deve produzir cerca de 750 mil toneladas de cana-de-açúcar e alcançar uma produção industrial de 900 mil sacas de açúcar e 27 milhões de litros de álcool.

Leia na edição de janeiro do JornalCana Nordeste reportagens sobre a história do setor no Nordeste e os investimentos que estão fazendo as usinas e destilarias nordestinas, e ainda qual política de atuação das entidades representativas.

Banner Revistas Mobile