Usinas

Pindorama investe na instalação da primeira planta do Norte e Nordeste de biogás e biometano a partir da vinhaça

Com produção anual de 6 milhões de metros cúbicos, nova unidade deve entrar em operação em 2025

Pindorama investe na instalação da primeira planta do Norte e Nordeste de biogás e biometano a partir da vinhaça

Membros da ZEG Biogás, braço de biogás e biometano da Vibra Energia, estiveram na Cooperativa Pindorama, no final de fevereiro, para dar mais um passo rumo à consolidação de parceria para instalação de uma unidade na Colônia Pindorama, no município de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas.

Rodrigo Nogueira, sócio-proprietário da ZEG, e Ricardo Góes, engenheiro civil, fizeram a escolha da área de aproximadamente 5 hectares, concedida pela Cooperativa Pindorama, para a implantação de toda a estrutura da unidade.

A instalação de uma planta de produção da ZEG em Coruripe é um projeto ousado que fará da Usina Pindorama a primeira unidade sucroenergética da região Norte-Nordeste a fornecer a vinhaça proveniente do processo de fabricação de açúcar e álcool para transformação em biogás e biometano.

LEIA MAIS >  Premiação e homenagens marcam 30 anos do Programa Cana IAC

Rodrigo Nogueira apontou a solidez da Cooperativa Pindorama como o principal atrativo para a consolidação da parceria, cujo investimento está orçado em R$ 65 milhões.

“Como somos uma empresa de tecnologia, a gente sempre busca quem tem aptidão para inovação. A Pindorama tem uma história de pioneirismo em várias áreas, e isso nos abriu os olhos e nos atraiu para essa parceria”, disse Nogueira.

O empresário classificou o biometano como a melhor solução para a descarbonização em veículos pesados.

“O biometano já é reconhecido pelo próprio programa do governo, que é o CBIO, como 90% a menos de emissão de CO² do que o diesel. É uma atitude efetivamente de transição energética. Ninguém sabe qual vai ser o combustível do futuro, mas certamente não é a matriz que está estabelecida hoje. O biometano é o candidato natural a substituir o fóssil neste momento, até que outras tecnologias venham a trazer soluções melhores. O que nós temos de transição energética, em termos de benefício ambiental para descarbonização de transporte pesado, o biometano é, sem dúvidas, reconhecido mundialmente como a melhor solução”, afirmou.

LEIA MAIS > Laboratório de Química Agrícola da São Martinho conquista o primeiro lugar no Ensaio de Proficiência IAC pela nona vez

Rodrigo Nogueira afirmou que as tratativas para a implantação da unidade estão na fase final e que trabalhará para ampliar gradativamente a parceria com a Pindorama.

“Nosso indicativo é de que vamos fazer a implantação e gestão da unidade industrial, ela vai adquirir insumos da Pindorama, no caso dos resíduos agrícolas, vamos adquirir energia elétrica da Pindorama e vamos poder fornecer para a própria Pindorama esse biometano para as atividades que ela desenvolve hoje”, disse Nogueira.

A expectativa do presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, é que a planta de biometano da ZEG Biogás na localidade inicie sua produção já em 2025. O volume previsto de geração de gás na planta é de 8 milhões de metros cúbicos anuais, o que corresponde ao volume de 30 mil litros de óleo diesel produzidos todos os dias no período de um ano. Com esse volume, estima-se que serão evitadas a emissão de 20.000 toneladas de gás carbônico na atmosfera anualmente com a substituição da matriz fóssil pela renovável.

De acordo com Klécio Santos, grandes expectativas estão sendo geradas com a vinda desse novo investimento para a região, principalmente do ponto de vista da preservação ambiental.

LEIA MAIS >  Premiação e homenagens marcam 30 anos do Programa Cana IAC

“Seremos protagonistas de mais um projeto inovador aqui no Nordeste, que é a captação do biometano proveniente da nossa produção de vinhaça, um projeto muito interessante por vários aspectos, entre eles a questão ambiental, por ser uma energia renovável que substituirá a energia fóssil. Com isso a gente estará contribuindo em muito para o bem do planeta”, disse Klécio Santos.

A ZEG Biogás será responsável por toda a solução tecnológica para a geração do biogás e para a purificação do biocombustível, podendo atuar também como potencial investidor do projeto. Além disso, será responsável por comercializar com exclusividade todo o biometano produzido pela planta. Já a Pindorama atuará como provedora …

Banner Revistas Mobile