Usinas

Mulheres de diferentes áreas da cadeia sucroenergética visitam a Fenasucro 2023

O CEISE Br foi uma das paradas da 6ª Expedição Cana Substantivo Feminino; mais de 60 mulheres participaram da visita à feira

Mulheres de diferentes áreas da cadeia sucroenergética visitam a Fenasucro 2023

O segundo dia da Fenasucro & Agrocana 2023 reservou um espaço especial para a diversidade no setor sucroenergético.

É que o evento recebeu a 6a Expedição Cana Substantivo Feminino na Fenasucro, em que cerca de 60 mulheres, de diferentes elos da cadeia – entre executivas, pesquisadoras, trabalhadoras do campo e da indústria e estudantes -, percorrendo as ruas da feira para conhecer a movimentação do evento e visitar alguns estandes, podendo fazer networking e ter contato com novas tecnologias.

Rosana Amadeu

Uma das paradas da Expedição foi o estande do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br), em que as mulheres foram recepcionadas por Rosana Amadeu, presidente da entidade e diretora da TELOG.

LEIA MAIS > Raízen realiza carreata para alertar a população de Sertãozinho sobre riscos de incêndios em canaviais

“Embora o CEISE Br tenha mais de 40 anos de história, essa a primeira vez temos uma mulher é eleita para ocupar a presidência do CEISE, no final do ano passado. Mas estou aqui recebendo vocês no nosso estande na feira não apenas como presidente da entidade, mas também como empresária, como filha, como mãe, e como pessoa apaixonada por este setor”, frisou Rosana, ao saudar as participantes da Expedição.

As visitas ocorreram também em outros estandes, como da STAB, SEW-EURODRIVE, HPB, TT do Brasil, entre outras.

Para Paulo Montabone, diretor da Fenasucro & Agrocana, acolher projetos como a Expedição Cana Substantivo Feminino está em sintonia com o propósito da feira, que é estimular cada vez mais a participação feminina no setor, promovendo maior equidade, o que beneficiará, cada vez mais, o desenvolvimento de toda cadeia sucroenergética.

LEIA MAIS > UNICA quer 100% dos fornecedores com participação no CBIO

Segundo Luciana Paiva, idealizadora e organizadora da Expedição, esta é uma grande oportunidade para se apresentar para diferentes profissionais do setor a Fenasucro, o maior evento de tecnologia bioenergética do mundo, além de abrir espaço para as mulheres nesse espaço.

“Queremos que cada vez mais a mulher marque presença na Fenasucro, assim como já está cada vez mais presente em todas as áreas do setor”, afirma Luciana.

Durante a visita das mulheres à feira, a pesquisadora Márcia Mutton, da Unesp Jaboticabal, confidenciou sua alegria por ver o Cana Substantivo Feminino cada vez mais sólido e contando com a presença de um número cada vez maior de mulheres. “É muito bom ver o verde do agro sendo pintado de rosa. Em momentos como esse conseguimos mostrar o nosso trabalho, a nossa competência e a força que movimenta o trabalho de cada uma de nós”, ressaltou.

LEIA MAIS > Mulheres no Agro: liderança feminina no setor é debatida na Fenasucro & Agrocana 

Monalisa Carneiro

Para Márcia, o que as mulheres do setor sucroenergético querem é mostrar, assim como os homens, que são capazes de trabalhar, estudar, publicar pesquisas, ser mãe, esposa, namorada. “Queremos sempre mostrar que podemos produzir e com competência”.

Na opinião de Monalisa Carneiro, pesquisadora da Ufscar Ridesa, a Expedição Cana Substantivo Feminino é uma ação muito interessante de promover a inclusão das mulheres neste setor. “Ao fazermos visitas a diferentes estandes, podemos conhecer mais sobre esse segmento e perceber o quanto as mulheres estão cada vez mais presentes, tanto na agrícola como na indústria. “Agora espero voltar nos próximos anos e ver que esse número de mulheres não para de crescer”, afirmou Monalisa ao visitar a feira.

Jéssica Cagliari

Jéssica Cagliari, da Usina Diana, também ficou muito feliz com a oportunidade de participar da Expedição. “É sensacional participar desta iniciativa. A mulher nunca teve tanto destaque no setor como teve hoje e muito por conta de ações como esta”, destacou.

“Para que consigamos conquistar mais espaços, é importante que nós, mulheres, participemos de espaços como esse, que sejamos ativas. Temos que ter nossos espaços. E ainda agradeço muito a empresas e entidades, como o CEISE Br, por estimularem, de diferentes formas, a presença feminina no setor”, ressaltou Jéssica.

LEIA MAIS > Complexo sucroenergético representa 32% do superávit de São Paulo

De acordo com Grécia Santos, da Usina Batatais, o Cana Substantivo Feminino faz parte de um grande movimento de engajamento de mulheres no setor. “E na Fenasucro deste ano percebemos o quanto está aumentando a participação das mulheres, com apoio cada vez maior de empresas e instituições”, relatou.

Iza Barbosa

Profissional da área de sustentabilidade, Iza Barbosa atua há muitos anos na agroindústria sucroenergética e, por isso, acompanha de perto o papel crescente da mulher nas diferentes esferas do setor.

“E a Fenasucro 2023 faz parte desta história de conquista da mulher na agroindústria canavieira. Afinal, são 60 profissionais que têm a oportunidade de aprenderem mais sobre esta cadeia, de trocarem conhecimento, de perceberem que podem conhecer novos exemplos de protagonismo feminino”, disse Iza.

LEIA MAIS > MasterCana Centro-Sul reforça presença feminina no agro

Grécia Santos

E uma referência para as mulheres do setor é exatamente Rosana Amadeu, que é a primeira mulher presidente do CEISE Br. “Desta entidade é um marco para o setor e mais uma vez se torna referência ao eleger uma mulher para a presidência. E aproveitamos mais uma edição da Expedição Cana Substantivo Feminino para homenagear esta mulher, que não é apenas nossa anfitriã no CEISE, mas também se torna um modelo para as profissionais que querem ter sucesso neste setor”, finalizou.

Visita ao estande da Copercana

Carla Rossini

A ação foi finalizada no estande da Copercana/Sicoob Cocred. Para Carla Rossini, gerente de Marketing, Comunicação e Eventos da Copercana, receber esse grupo de profissionais do setor é uma grande satisfação. “Sabemos da importância das mulheres no agro e queremos contribuir para que elas sejam cada vez mais numerosas nas mais diferentes áreas do setor. Essa iniciativa está em sintonia com a nossa preocupação na Copercana, onde estamos trabalhando para aumentar a presença feminina”, relatou.

LEIA MAIS >APS Soluções participa da FENASUCRO & AGROCANA, maior evento de bioenergia do mundo

E o resultado da iniciativa não poderia ser melhor. “Foi um dia fantástico, em que pudemos proporcionar para mulheres de diferentes áreas momentos de networking, troca de conhecimento, acesso a inovações e muita troca de energia. Obrigado pela oportunidade”, finalizou Rosana.

“Reforma Tributária, Governança e Mulheres no Agro”

Segundo Claudia Tonielo, diretora de RH do Grupo Virálcool e 3ª Conselheira do CEISE Br, a Expedição Cana Substantivo Feminino foi, mais uma vez, uma grande experiência tanto para as profissionais do setor, como para as empresas e instituições que as acolheram.

A Expedição acabou sendo um aquecimento para uma outra atividade que ocorrerá na Fenasucro & Agrocana 2023: o encontro “Reforma, Governança e Mulheres no Agro: Lideranças em Transformação”. “Será um grande momento em que teremos a presença de mulheres do setor para debater temas que todos precisamos dominar com bastante profundidade, como a reforma tributária”, frisou Claudia.

Promovido pelo LIDE Ribeirão Preto, o encontro será nesta sexta-feira (18), às 14h.

Banner Revistas Mobile