Usinas

Fundação Raízen forma mais de 10 mil jovens pelo programa Ativa Juventude

Somente em 2023 foram mais de 4.800 jovens capacitados nas regiões em que a companhia está presente

Fundação Raízen forma mais de 10 mil jovens pelo programa Ativa Juventude

A Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos e que tem a Raízen como mantenedora, acaba de encerrar o ano letivo e está celebrando a formação de cerca de 4.800 jovens que participaram do programa Ativa Juventude em todo o Brasil.

A iniciativa visa impulsionar estudantes de escolas públicas em fase de transição para o ensino médio a descobrirem suas vocações e caminhos profissionais.

Em 2019, quando foi iniciado, o movimento almejava formar 10 mil alunos até 2024, contudo, a meta foi atingida em 2023, reforçando o comprometimento da Fundação com o desenvolvimento socioemocional de adolescentes.

LEIA MAIS > Raízen realiza feirão de empregos em Américo Brasiliense, Ibaté e Araraquara para preencher mais de 1.500 vagas na companhia

Comprometida com a expansão de seus programas, a Raízen, principal mantenedora da Fundação, estabeleceu em 2020, o compromisso público de executar, até 2030, essas tecnologias sociais em 100% dos territórios onde opera. Ao término de 2023, a instituição atingiu o patamar de estar em 58% destes locais, compreendendo um total de 60 municípios, além de impactar positivamente outras 13 cidades do entorno.

“Nossa metodologia e dedicação estão baseadas na crença que investimos nesses jovens com o principal objetivo de fomentar o aprendizado e o protagonismo em uma fase essencial da vida. É necessário desenvolver o potencial destes jovens para transformar suas próprias histórias, de suas famílias e de todo o entorno. É por isso que a celebração de conclusão é um momento tão significativo, onde unimos toda a comunidade escolar para celebrar essa jornada de crescimento, inspirando nossos jovens a sonhar e a continuar sua trajetória educacional de forma potente” afirma Paula Benevides, Diretora Presidente da Fundação Raízen.

Além da conquista da meta de alunos formados, a Fundação Raízen replicou o programa Ativa Juventude em 100% dos territórios em que há parques de bioenergia da Raízen este ano. Com isso, passam a ser atendidos 31 municípios entre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. Importante também destacar que em 2023, a Fundação atendeu 23 novos territórios, estes nos estados do Pará, Ceará, Paraíba, Maranhão, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao todo, a iniciativa beneficiou 58 municípios e 155 escolas.

LEIA MAIS > Apresentações, oficina e exposição de arte encerram o Projeto Formarte II edição em Novo Horizonte

“Vemos com muito orgulho esses resultados, que são reflexo dos objetivos palpáveis que estamos traçando para beneficiar dezenas de comunidades. Queremos atuar cada vez mais próximos de crianças e jovens que encontram na nossa Fundação a oportunidade de se desenvolver e buscar a transformação do seu futuro”, reforça Paula Benevides.

Em 2024, a instituição iniciará a implementação, do Ativa Comunidade Escolar, novo programa em parceria com o BNDES que beneficiará 405 escolas em 90 municípios brasileiros até 2027, tendo como objetivo fortalecer as ações de gestores escolares, professores e da comunidade para tornar os anos finais do ensino fundamental mais atrativos aos alunos. Além disso, planeja continuar a expansão do programa Ativa Juventude para 20 novos municípios e formar mais 4 mil jovens, com uma atuação consistente e relevante para a sociedade.

Banner Revistas Mobile