Usinas

Apresentações, oficina e exposição de arte encerram o Projeto Formarte II edição, em Novo Horizonte

Além de palestra e exposição, os alunos participaram de oficina de acesso a bens culturais em Araraquara

Apresentações, oficina e exposição de arte encerram o Projeto Formarte II edição, em Novo Horizonte

Dois eventos marcaram o encerramento do Projeto FormArte II Edição, realizado em Novo Horizonte. Na Escola Estadual Pedro Teixeira de Queiroz, os alunos se reuniram para atividades artísticas e conheceram um pouco mais sobre a Lei de Incentivo à Cultura e sua importância para o desenvolvimento de projetos culturais.

A palestra faz parte da contrapartida do projeto, que também é desenvolvido em Bebedouro e Matão.

Na semana seguinte, o grupo foi a Araraquara onde participou da Oficina de Acesso a Bens Culturais e Vivências e visitou o Parque do Basalto.

LEIA MAIS > Raízen realiza feirão de empregos em Américo Brasiliense, Ibaté e Araraquara para preencher mais de 1.500 vagas na companhia

Juliana Volpe, coordenadora educativa do projeto, conta que no Sesc os alunos puderam participar de oficina de pintura e fazer visita monitorada à exposição “Pequenas Pedras Polidas: Azulejaria no Acervo Sesc e Coleções”. O acervo reúne o conteúdo de uma extensa pesquisa sobre a produção da azulejaria, material visto tanto na arte quanto na arquitetura, como um “saber fazer” tradicional do Brasil.

O grupo foi conhecer também o Parque do Basalto. Seus 65 mil m² chamam a atenção pela rica biodiversidade, com mais de 150 espécies de animais e 350 tipos de plantas, sendo 200 espécies de árvores nativas. O local também tem cachoeira e paredões de rocha basalto originados após o resfriamento de derrames de lava ocorridos há milhões de anos. “O Parque reforçou os conceitos das oficinas, como a de fotografia, além de reforçar os conceitos da sustentabilidade, tão necessários nos dias de hoje”, disse Juliana.

LEIA MAIS >Brasil pode liderar agenda de biocombustíveis essencial para transição energética global

Patrocinado pela Usina São José da Estiva, com apoio do Grêmio Novorizontino, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, o Projeto envolveu 325 estudantes da Escola Estadual Pedro Teixeira de Queiroz e ETEC Profª Marinês Teodoro de Freitas Almeida, de Novo Horizonte/SP.

Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos foram envolvidos em atividades para desenvolver o próprio protagonismo a partir de atividades educativas de artes e humanidades em sete oficinas gratuitas: Fotografia, Desenho, Criação, Teatro, Produção de Vídeo, Histórias em quadrinhos e Acesso a Bens Culturais e Vivências.

Para o diretor da Usina Estiva, Sandro Cabrera, o FormArte tem a missão de abrir os horizontes dos participantes, despertar e desenvolver dons e habilidades, o que permite novas perspectivas de futuro. “É sempre uma alegria para nós estarmos envolvidos em projetos assim, que oferecem aprendizados e novas experiências, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional dos alunos”, apontou.

Banner Revistas Mobile