Usinas

Estiva investe em treinamento de bloqueio de energias perigosas

Ações tem como objetivo promover medidas de prevenção no ambiente de trabalho, assim como, garantir certificações

Estiva investe em treinamento de bloqueio de energias perigosas

A Usina São José da Estiva investe em capacitação visando a segurança dos seus colaboradores. Neste sentido, realizou, recentemente, um treinamento sobre o sistema LOTO envolvendo os setores de Caldeiraria e Soldagem, Instrumentação, Manutenção Mecânica, Suprimento de Energia Elétrica e Fabricação de Açúcar.

O sistema categoriza os critérios necessários para aplicação de bloqueio e sinalização (lockout/tagout) em atividades de manutenção, limpeza, ajustes e/ou reparos em máquinas e equipamentos, que envolvam energias perigosas, tais como a hidráulica, pneumática, elétrica, mecânica, entre outras fontes de energia.

LEIA MAIS > Reunião ampliada com o setor privado do hidrogênio tem nova data

O treinamento foi aplicado pelo Setor de Segurança do Trabalho por meio do técnico Caio Antônio da Silva, que explicou que o objetivo foi capacitar colaboradores, prestadores de serviços e contratados, que realizam atividades dentro da Usina São José da Estiva, sobre os riscos e como manter-se sempre em segurança durante os processos de manutenção, onde haja risco de acionamento do equipamento indevido, assim preservando sua integridade física quando estiver na interface entre homem e máquina. Isso através de boa comunicação e exemplos práticos com o uso de etiquetas padronizadas e dispositivos de bloqueio.

“Nos valemos de perguntas, dinâmicas, entretenimento e sugestões, sempre seguindo o roteiro do procedimento, para um treinamento com resultados positivos”, apontou Caio.

LEIA MAIS >GERHAI promove workshop no primeiro dia da Fenasucro & Agrocana

Treinamentos visando certificações

Uma turma de colaboradores da usina também passou pelo treinamento de BPF – Boas Práticas de Fabricação, um dos pilares fundamentais para a Certificação de Segurança de Alimentos FSSC22000, que busca consagrar o alto padrão de qualidade trabalhado pela usina em seus processos envolvendo segurança de alimentos, além de enaltecer todos os trabalhos e ações que são voltados a este segmento.

“É importante que todos os colaboradores, independente do cargo ou da área, conheçam e pratiquem as Boas Práticas de Fabricação para que tenhamos um produto seguro para nossos clientes”, afirmou Jéssica Crepaldi, analista de Gestão da Qualidade.

O curso aborda os principais pontos para que os resultados sejam alcançados e Jéssica aponta quais são. “Eu acredito que os principais pontos estão no controle de pragas, os cuidados pessoais e as práticas com seu ambiente de trabalho através do 5S. Estamos sempre à disposição para explicar mais sobre o BPF”, finalizou Jéssica.

Banner Revistas Mobile