Usinas

Diana Bioenergia realiza workshop de agricultura e apicultura em Avanhandava-SP

Iniciativa realizada em parceria com a GeoApis, conta com apoio da Câmara Municipal de Vereadores e Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo

Diana Bioenergia realiza workshop de agricultura e apicultura em Avanhandava-SP

Nesta sexta-feira, dia 02/09, das 14h às 16h30, acontece o I Workshop Regional: A Importância da Construção da Relação entre Agricultura e Apicultura na Câmara Municipal de Vereadores de Avanhandava-SP. A ideia é reunir agricultores, apicultores, órgãos públicos, entidades com foco em sustentabilidade e público em geral com interesse na preservação e cuidado das abelhas, enfatizando a importância do entorno.

O wokshop apresentará dados reais e informações extremamente atuais sobre a importância de se estabelecer essa relação bem como despertar o engajamento da população e órgãos públicos na preservação de polinizadores.

A GeoApis, que atua ativamente na região de Avanhandava desde maio, promove a criação e manutenção da coexistência harmônica entre produção agrícola e apícola com a conservação de polinizadores.

LEIA MAIS > Ganhos consistentes obtidos por usinas através de sistema de RTO na Cogeração são destacados em painel sobre mercado de energia elétrica

No workshop, a GeoApis apresentará os resultados obtidos com o trabalho desenvolvido junto à Diana Bioenergia e os apicultores do entorno. Até o momento, mais de 8 milhões de abelhas estão sendo monitoradas em quatro municípios da região, totalizando uma área de cobertura de 116 mil hectares.

Apesar de Avanhandava se destacar pela produção de etanol, a apicultura é bastante relevante e desempenha um papel importante na economia. As abelhas – além de produzirem mel, geleia real, pólen, entre outros produtos de alto valor nutritivo – garantem ainda a segurança nutricional da população.

“Elas são grandes aliadas da produção agrícola, pois polinizam quase três quartos das plantas que produzem 90% dos alimentos do mundo. Os produtos da Diana Bioenergia, maior empresa do município, são provenientes da cana-de-açúcar e as abelhas estão conectadas ao setor bioenergético”, afirma a usina.

Por isso a GeoApis trabalha diretamente criando e promovendo relações favoráveis entre apicultores e a Diana Bioenergia através do monitoramento de abelhas e da busca por soluções que beneficiem todos os interessados. A usina tem se mostrado bastante sensível às produções de seu entorno e suas particularidades, como a Chácara São Francisco que se destaca pela produção orgânica de leite. O monitoramento realizado pela GeoApis facilita essa interação e ajuda a promover a coexistência harmoniosa entre diferentes produtores numa mesma área.

LEIA MAIS > Shell, Raízen, Hytron, USP e SENAI formam parceria para conversão de etanol em hidrogênio renovável

Além dos resultados da GeoApis, o workshop apresentará os projetos com foco em sustentabilidade e boas práticas implementados pela Diana Bioenergia, com destaque para a importância da construção de relações com o entorno.  A programação conta ainda com a uma palestra sobre produção orgânica e regenerativa e a coexistência com o entorno que será ministrada pelo Alexandre Von Büldring, da Chácara São Francisco. Os participantes também serão orientados sobre a importância do cadastro na Gedave.

Os interessados em participar do I Workshop Regional: A Importância da Construção da Relação entre Agricultura e Apicultura podem se inscrever pelo whatsapp (17) 99119-0077.

Banner Revistas Mobile