Usinas

Ganhos consistentes obtidos por usinas através de sistema de RTO na Cogeração são destacados em painel sobre mercado de energia elétrica

Cenários sobre o mercado foram avaliados e debatidos durante o 23º webinar COGEN/ÚNICA realizado na capital paulista

Debatedores presentes no auditória da UNICA para tratar do tema Cenários para o Mercado de Energia Elétrica
Debatedores presentes no auditória da UNICA para tratar do tema Cenários para o Mercado de Energia Elétrica

A Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen) e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) promoveram na manhã de hoje, 31 de agosto, seu 23º webinar conjunto desta vez debatendo o tema Cenários no Mercado de Energia Elétrica. O evento foi híbrido, realizado no auditório da ÚNICA, mas também foi acompanhado por uma plateia virtual que contou com cerca de 130 pessoas.

LEIA MAIS > Com 140 safras de tradição, Ingenio El Ángel é a primeira Usina 4.0 de El Salvador

Na ocasião, o presidente da ProCana Brasil/Pró-Usinas, Josias Messias, iniciou os trabalhos de apresentação tratando do tema “Otimização em Tempo Real (RTO) na Cogeração – Cases da tecnologia bem-sucedida em mais de 80 plantas”.

LEIA MAIS > Gestor de TI da São José do Pinheiro apresenta 5 passos para transformar uma planta industrial em Usina 4.0

Messias, mostrou aos participantes cases de grupos e usinas, como Atvos, Colombo, Carlos Lyra, SJC Bioenergia, Bioenergética Aroeira, Cevasa, Raízen e Coopcana que vem obtendo ganhos consistentes através do sistema de Otimização em Tempo Real (RTO), S-PAA atuando em Laço Fechado na área de Vapor e Energia.

LEIA MAIS > COO da Usacucar compartilha detalhes de case de transformação e planejamento estratégico

O CEO da ProCana Brasil e da Pró-Usinas trouxe números contundentes que comprovam os ganhos obtidos pelas usinas e explicou a razão dos resultados. “O S-PAA é o único RTO Global no mundo cuja tecnologia interage e atua em todas as camadas. Ele Escreve o set-point para o PID, atua diretamente em dispositivos (MV) e recomenda as atuações aos operadores. Portanto, na prática, o S-PAA atua na função de RTO, determinando o set-point e como Controle Avançado, atuando na malha para alcançar o set-point. Porém, ele coexiste com o eventual Controle Avançado existente”, esclareceu Messias.

BAIXE A APRESENTAÇÃO COMPLETA > https://bit.ly/CogenRTO

LEIA MAIS >Ingenio Aguaí, da Bolívia, implementa laços fechados de Vapor e Energia e na área de Extração

Na sequência, Bruno Noronha, gerente Executivo de Planejamento Energético da Auren Energia fez uma análise abrangente sobre os atuais cenários no mercado de energia elétrica e algumas trouxe algumas perspectivas futuras. O debate foi conduzido pelo presidente executivo da Cogen, Newton Duarte; e pelo gerente de Bioeletricidade da UNICA, Zilmar Souza, com moderação do diretor de Tecnologia e Regulação da Cogen, Leonardo Caio Filho.

ASSISTA A APRESENTAÇÃO COMPLETA DO EVENTO REALIZADO PELA COGEN E PELA UNICA > https://bit.ly/23CogenUnica
Banner Revistas Mobile