JornalCana

Colheita da cana avança no campo

Muitas regiões produtoras do Brasil apresentam boas condições ao desenvolvimento das lavouras. Porém, muitas áreas estão com o plantio bastante atrasado, mesmo em relação à safra passada onde já ocorreu um atraso significativo.

Regiões como o norte de Goiás e de Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão esperam por chuvas para iniciar o plantio.

Além disso, as lavouras do Mato Grosso, da metade sul de Goiás e de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e de São Paulo ainda estão com níveis baixos de umidade do solo, o que de certa forma prejudica o desenvolvimento das culturas e causa apreensão tanto nos produtores quanto no mercado agrícola.

O atraso na regularização do regime de chuvas está sendo atribuído ao La Niña. Mesmo ainda não sendo possível a sua confirmação oficial, é fato que devido às temperaturas abaixo da média das águas da região equatorial do Oceano Pacífico, a atmosfera já vem respondendo como tal, o que provoca um atraso na regularização do regime de chuvas.

Algo que começaremos a ver agora ao longo do mês de novembro, explica o agrometeorologista Marco Antônio Santos.

Saiba tudo sobre La Niña

A terça-feira (8), ainda será marcada pelas pancadas de chuvas em boa parte do Brasil Central e Norte. No Sul, um sistema de baixa pressão que está sobre a Argentina ajuda a espalhar nuvens carregadas de chuva pelo oeste da região Sul. No decorrer da tarde e a noite a chuva aumenta.

Os produtores devem estar atentos às condições de plantio e desenvolvimento das lavouras, sejam elas grãos ou perenes. A colheita, como da cana de açúcar e do trigo poderão ser realizados de uma maneira satisfatória durante a semana.

Fonte: (Climatempo)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram