A usina mineira Bioenergética Vale do Paracatu S.A -Bevap, localizada na cidade de João Pinheiro, foi um dos destaques do MasterCana 2022, conquistando três troféus nas categorias de Meio Ambiente, Diversidade e Tecnologia da Informação.
Com o projeto “Triando resíduos para economia circular” a Bevap assegurou o MasterCana Social na categoria Meio Ambiente. A usina mantém uma média de 1.000 toneladas de resíduos gerados anualmente.
LEIA MAIS > Bevap Bioenergia alcança economia de 18% no consumo da cal na produção de açúcar cristal
Para gerenciar essa quantidade de resíduos visando a economia circular foi implantada uma Central de Triagem, onde os materiais recicláveis coletados são direcionados para essa área, sendo segregados, prensados e posteriormente comercializados, garantindo o atendimento às legislações vigentes e o desenvolvimento sustentável.
Entre as estratégias adotadas pela usina destaca-se a coleta seletiva, que conta com uma Central de triagem, pátio de sucatas e depósito para resíduos contaminados. Outra estratégia é a Educação ambiental com palestras e treinamentos sobre a gestão de resíduos. E ainda, o desenvolvimento de campanhas socioambientais, que dissemina o conhecimento, e consequentemente gera a eficácia no sistema de gestão.
LEIA MAIS > MasterCana Centro-Sul premia protagonistas do setor bioenergético
A Bevap também se destacou no tópico da diversidade, recebendo o prêmio pelo projeto + Mulher, que desenvolve ações voltadas ao plano de empoderamento das mulheres da empresa e sociedade a fim de ampliar as oportunidades no mercado de trabalho. Além de colaboradores e familiares, o programa também é direcionado para as mulheres da comunidade, onde a usina está instalada.
Além das premiações no MasterCana Social, a Bevap também recebeu o troféu do MasterCana Centro-Sul, na categoria Tecnologia da Informação, totalizando três prêmios, na solenidade de premiação realizada no último dia 15 de agosto, em Ribeirão Preto – SP.
LEIA MAIS > Usina Rio Dourado obtém menor variação de vapor usando inteligência artificial
O MasterCana Social é uma das principais premiações do setor sucroenergético do Brasil, concebida pelo Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria (GERHAI) em parceria com a ProCana Brasil.
Essa foi a 15 edição da premiação, que ocorreu juntamente com a cerimônia da 33ª edição do MasterCana Centro-Sul, que marcou a abertura da Fenasucro & Agrocana 2022.
Desde o início deste ano, a Bevap vem passando por um processo de revisão de sua estrutura organizacional. Segundo o CEO da empresa, Newton Santana, “essa reestruturação da gestão interna, tem como objetivo otimizar a governança da usina”.
Segundo ele, já foram detectadas algumas oportunidades que deverão ser implementadas na próxima safra. Com capacidade de processamento estimada em 3,6 milhões de toneladas, a meta é elevar essa capacidade para 4,5 milhões toneladas de cana.
LEIA MAIS > GranBio e Nuseed anunciam acordo para acelerar P&D de cana-energia e expansão global
A usina conta com o maior projeto de irrigação no Brasil. Somando áreas próprias e de fornecedores, são 30 mil hectares de cultivo de cana-de-açúcar, com mais de 150 pivôs.
Além disso, conta também com irrigação por gotejamento, sendo a única do setor com 100% de irrigação plena (manejo frequente de água durante o ciclo da cultura, em quantidade e local exatos do cultivo da cana), se diferenciando do tradicional manejo de salvação (realizado para evitar que a lavoura sofra o estresse hídrico).
Segundo Santana, existe muita tecnologia envolvida em toda a operação, que se reflete na produtividade.
LEIA MAIS > Como saber se uma usina bioenergética é Usina 4.0 de verdade
“Essa estratégia contribuiu muito para que a Bevap se tornasse uma empresa líder no Brasil, com produtividade média de 109 toneladas de cana-de-açúcar por hectare (THC), enquanto a média no Estado de São Paulo (líder de produção no país) é 68 toneladas de cana por hectare. “Esperamos chegar a 120 toneladas”, informou Santana.