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Zilor inicia Programa Jovem Aprendiz em Quatá, com oportunidades no setor agroindustrial e de biotecnologia

Iniciativa conta com 34 vagas, sendo 80% preenchidas por mulheres

Turma de Jovem Aprendiz Zilor e Biorigin - Quatá 2022
Turma de Jovem Aprendiz Zilor e Biorigin - Quatá 2022

Com o propósito de oferecer capacitação qualificada para jovens e oportunidade ao primeiro emprego, através do conceito “Impacte a sociedade através da Educação”, a unidade da Zilor Energia e Alimentos, localizada na cidade de Quatá – SP, lança o Programa Jovem Aprendiz Quatá Zilor e Biorigin.

O Programa teve início no dia 15 de agosto 34 jovens de idade entre 18 e 24 anos. No total, 169 jovens se candidataram e passaram por um processo seletivo, sendo que 80% das vagas foram preenchidas por mulheres.

“O indicador representa um avanço social da mulher ampliando sua participação e contribuição no ambiente industrial. O processo seletivo teve duas fases, avaliadas pela equipe de Desenvolvimento Humano Organizacional da Zilor e pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial)“, informa a empresa.

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Turma de Jovem Aprendiz Zilor e Biorigin – Quatá 2022

A capacitação de jovens no curso de Auxiliar de Linha de Produção é voltada para adolescentes que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio. O objetivo do programa é oferecer a oportunidade de aprendizado, enfatizando a formação do jovem de forma a possibilitar a inicialização de uma carreira profissional na indústria, com a programação de 20 horas semanais.

Com foco na qualificação profissional e aprendizagem técnica, o curso gratuito é realizado em parceria com o SENAI de Marília e com a Prefeitura de Quatá. O Programa também busca promover o protagonismo do jovem, além de aprendizados do setor agroindustrial e de biotecnologia. Os benefícios incluem bolsa auxílio mensal, seguro de vida, vale transporte, além da oportunidade de uma experiência transformadora no ambiente de trabalho e de ensino.

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“Na Zilor, somos comprometidos com o desenvolvimento das comunidades em que atuamos e acreditamos na transformação social. Nosso objetivo é atrair jovens que estejam dispostos a crescer profissionalmente, investir na qualificação desses jovens e abrir as portas da indústria; um ambiente propício à novas ideias e experiências para os estudantes das nossas comunidades. Dessa forma, mudar o futuro através do presente é uma realidade diária”, destaca o gerente de Pessoas & Organização da Zilor, Nabor Nogueira.

Segundo ele, a iniciativa demonstra, também, o compromisso e Responsabilidade Social da Zilor, contribuindo para o desenvolvimento dos jovens e a formação de mão de obra qualificada nas comunidades onde está inserida, através da diretriz pautada na visão da companhia, a partir do valor Aprender Sempre.

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Turma de Jovem Aprendiz Zilor e Biorigin – Quatá 2022

“O propósito do Programa Jovem Aprendiz é encontrar talentos na nossa região e desenvolvê-los conosco, para juntos, alcançarmos resultados ainda mais consistentes de transformação social e econômica da região”, ressalta Nogueira.

Mulheres na indústria

“O indicador de 80% das vagas sendo preenchidas por mulheres demonstra que estamos avançando e criando oportunidades para que as mulheres possam atuar em profissões, que historicamente eram ocupadas por homens.

Diante da máxima “Lugar de mulher é onde ela quiser”, o tempo em que as profissões eram exercidas de acordo com o gênero passou, e algumas delas, que antes eram apenas ocupadas por homens, começam a ganhar a presença feminina, com todo talento e sensibilidade própria das mulheres”, complementa Nabor.

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A presença feminina nas indústrias cresceu 14,3% em 20 anos (1995-2015), de acordo com dados mais recentes do Ministério do Trabalho e Previdência. Segundo dados do SENAI, entre 2017 e 2021, houve um aumento de 36% no número de matrículas de mulheres na área da indústria 4.0.

Dessa forma, o programa contribui ainda para o aumento da representatividade e da diversidade de gênero na Zilor, tendo dentro do universo de Aprendizes e Estagiários 47% das vagas preenchidas por mulheres.

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