Usinas

Zilor conquista certificação CORSIA e ingressa no restrito mercado do SAF

A certificação permite fornecer etanol para a produção de combustível de aviação sustentável de baixo carbono

Zilor conquista certificação CORSIA e ingressa no restrito mercado do SAF

A Zilor dá um passo importante para ingressar no, ainda restrito, mercado de produção do SAF, combustível essencial para o setor de aviação reduzir suas emissões de CO2 na atmosfera.

Um dos requisitos para esse acesso é a certificação ISCC/CORSIA, conquistada pela companhia, que passa a fazer parte deste seleto grupo apto para participar da produção do SAF.

O anúncio sobre a certificação foi feito nesta terça-feira (26), por Fabiano Zillo, presidente na Zilor, que destacou a singularidade representada por esta conquista. “É um momento muito especial porque existem apenas quatro usinas no mundo reconhecidas para a produção de etanol limpo a partir da cana-de-açúcar. Duas são da Zilor, em nossas unidades de Macatuba – SP e Lençóis Paulista -SP”, disse.

LEIA MAIS > Agrícola Alvorada irá investir em uma planta de etanol de milho em MT

O SAF, sigla em inglês que significa “Combustível Sustentável para Aviação“, é capaz de reduzir em 80% as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera e diminui a dependência dos combustíveis fósseis, que estão entre os principais responsáveis pelo aquecimento global.

A certificação ISCC (International Sustainability & Carbon Certification) é um sistema global que abrange toda a cadeia de valor dos biocombustíveis, desde o cultivo da biomassa até o consumo final. O objetivo é garantir que os biocombustíveis sejam produzidos de forma sustentável, respeitando os critérios sociais, ambientais e econômicos.

Já o programa CORSIA é mantido pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), agência especializada da ONU, para a redução de emissões de CO2 provenientes da indústria de aviação.

LEIA MAIS > Transição energética exigirá mais US$ 18 trilhões em investimentos para impulsionar energia verde até 2030, aponta BCG

Fabiano Zillo

“Obter a certificação ISCC/CORSIA é uma conquista para todos nós, e reflete nosso compromisso e legado. Além de colocar a agroindústria brasileira na liderança mundial da produção de combustível limpo para aviação e trazer inúmeros benefícios para o meio ambiente, é a comprovação de que sempre podemos voar mais alto quando o assunto são as melhores práticas agrícolas e inovações em sustentabilidade”, ressaltou.

Para o presidente, a Zilor segue rumo à descarbonização, por um planeta mais limpo e uma economia mais forte. “Agradeço a Copersucar pelo apoio e a todos os nossos colaboradores, que trabalham com dedicação para nos colocar no topo da tecnologia e da inovação global do setor”, destaca Fabiano Zillo.

Banner Revistas Mobile