Usinas

Workshop Enersugar estabelece ações e metas para a safra 2024/25

Meta da usina é moer mais de 1,5 milhão de toneladas de cana e produzir levedura seca

Workshop Enersugar estabelece ações e metas para a safra 2024/25

A Usina Enersugar realizou o 4º Workshop – Safra 2024/25 no último dia 27, em Assis- SP, reunindo seus acionistas, diretores, gerentes e lideranças que atuam nas áreas administrativa, operacional e comercial para debater e alinhar as ações a serem desenvolvidas na nova safra e estabelecer metas de qualidade, desempenho e rendimento.

A atividade, por meio da integração e do diálogo, faz parte da cultura da empresa que iniciou atividades em 2020 no município de Ibirarema. Participaram do evento, os acionistas Sylvio Ribeiro do Valle Mello Júnior e Amábile Finotti, viúva do sócio-fundador Dorival Finotti, acompanhada dos filhos Gabriel e Marília. Os diretores Melchíades Terciotti (geral-CEO) e Antônio Viesser (industrial), os gerentes Marcelo Avanzi (administrativo), Valter Sticanella (agrícola) e Eduardo Pacheco (financeiro), e líderes de todos os setores compuseram o grupo de trabalho.

O empenho da Enersugar em desenvolver o Workshop para permitir as equipes dos diferentes setores possam interagir compartilhando informações valiosas para a governança eficiente da empresa foi destacado por Melchíades Terciotti. O diretor-geral lembrou que o evento é a última etapa antes do início da safra, que está sendo preparada há pelo menos quatro meses, como um momento de “recarregar energias e reconstituir os sonhos” para a nova etapa de produção.

LEIA MAIS > KPMG: 87% do setor automotivo brasileiro confia no crescimento dos negócios

O acionista Sylvio Ribeiro do Valle Mello Júnior ressaltou os êxitos da Enersugar desde sua criação e enfatizou a união que torna o ambiente construtivo, coroando uma história de sucesso. Ribeiro também elogiou o empenho dos diretores e lideranças da empresa, destacando que a integração é importante para o sucesso da nova safra, prevista para começar em 15 de abril.

“A Enersugar se tornou modelo de gestão pelas ações diferenciadas que estão atraindo a atenção de profissionais, entidades e fornecedores. E isso é fruto do trabalho e da integração da nossa equipe”, disse.

Gabriel Finotti lembrou que os números atingidos pela usina no ano passado foram excelentes e que as metas de produção tornam a próxima safra desafiadora, mas com excelentes expectativas de sucesso pela qualidade do material humano agregado à empresa. Antônio Viesser destacou que, desde a primeira safra, a Enersugar está se estruturando para evoluir cada vez mais e montando uma equipe coesa para superar os desafios e atingir os resultados almejados.

“Cada safra é um novo desafio e o Workshop é importante para preparar as equipes para superar as dificuldades e desvios que se apresentam. A Enersugar vem ‘criando músculos’ e os profissionais da empresa são responsáveis por este crescimento”, afirmou Viesser.

LEIA MAIS > Caeté – Unidade Marituba finaliza safra 2023/24 superando as estimativas

Os líderes dos setores lembraram as ações de destaque e apresentaram as metas a serem atingidas na próxima safra, com indicadores de desempenho e de qualidade para os processos de produção de açúcar e etanol. No período da manhã, houve apresentações dos setores de Segurança do Trabalho (Valdinei Ribeiro), Manutenção Industrial (Rodrigo Luziano), Planejamento e Controle Orçamentário (Laryssa Clementino), Planejamento e Controle de Manutenção (Katheryn Rodrigues), Utilidades (Oadann Nunes), Produção de Açúcar (Paulo Felizardo), Produção de Etanol e Levedura (Adenilson Batista) e Controle de Qualidade e Meio Ambiente (Elisangela Lúcio).

No período da tarde, as apresentações foram dos setores de Comercialização (Antônio Augusto Polizel), Administração de pessoal (Felipe Silva), Recursos Humanos (Mayara Guerra), Tecnologia da Informação (Victor Hugo Oliveira), Almoxarifado (Marcelo Avanzi), Suprimentos (Rodrigo Scalada), Financeiro, Contábil e Fiscal (Eduardo Pacheco), Controle Agrícola (Laércio Cassiano), Agrícola (Valter Sticanella) e Corte, Transbordamento e Transporte (Gilson Moura).

LEIA MAIS > Consultor vê quebra na produção de cana na safra 2024/25

Os diretores da Enersugar participaram das apresentações e pontuaram as explanações para enfatizar iniciativas importantes do trabalho das equipes, além de falar sobre a necessidade do esforço coletivo e de profissionais engajados para atingir as metas para uma safra de sucesso.

“Sonho sem ação é tempo perdido”, enfatizou Melchíades Terciotti. O CEO lembrou ainda que os líderes têm de se adaptar e trabalhar para conquistar a evolução pessoal e profissional e que o Workshop é importante para reforçar a filosofia da Enersugar de incentivo ao aprimoramento dos profissionais e na transparência das ações do trabalho.

“A constante avaliação das atividades faz com que todos desenvolvam a autocrítica e possam contribuir com os processos da usina. Isso também forma profissionais engajados com a causa da empresa, que conquista grandes benefícios com uma gestão clara e coletiva”, elucidou Melchíades Terciotti.

LEIA MAIS >Comgás abre inscrições para programa Jovem Aprendiz 2024

O diretor Antônio Viesser apresentou vídeos que levou os participantes a uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro da tecnologia da indústria, possibilitando uma comparação com as atividades desenvolvidas na Enersugar. Em fala motivacional, enfatizou a necessidade do trabalho coletivo para o êxito da empresa.

“Que os conhecimentos, experiências e informações assimilados no Workshop sirvam de inspiração para que todos possam fazer mais uma safra de sucesso”, concluiu.

Em momento de emoção, no encerramento do evento, Amábile Finotti fez pronunciamento agradecendo o empenho de todos os profissionais para com o desenvolvimento da usina, além de desejar sorte a todos na safra 2024/25, ao avaliar que, pelo ambiente de plena integração observado no Workshop, está sendo concretizado o sonho de seu marido Dorival Finotti, falecido no final de 2022, que trabalhava para fazer da Enersugar “uma família”.

LEIA MAIS > Cana avança no mercado de capitais

 Meta é moer mais de 1,5 milhão de toneladas de cana e produzir levedura seca

Seguindo o plano de crescimento continuado para ocupação plena da capacidade da indústria, a equipe gestora da Enersugar anunciou que a meta para a Safra 2024/25 é superar o 1,5 milhão de toneladas de cana processada. Em estimativa mais ambiciosa, ressaltaram os diretores, pode-se atingir até 1,6 milhão. A expectativa representa evolução em relação ao 1,4 milhão de toneladas processadas no ano passado. Para atingir a marca prevista, o setor industrial deve fazer o processamento de 375 toneladas por hora, com rendimento industrial de 89%.

Conforme apresentado no Workshop, a produção de etanol será elevada para 32% da operação (no ano passado foi 29%), atingindo 41,2 milhões de litros do combustível. O “mix” de açúcar deverá ocupar 68% (antes eram 71%), resultando em 133,3 mil toneladas até o final da safra. A novidade será o funcionamento do setor de levedura seca, que deverá produzir até 500 toneladas do produto.

LEIA MAIS > COFCO International é campeã brasileira de produtividade agrícola de cana

Lideranças apresentam ações de destaque

Ações da safra passada, incluindo a criação das Reuniões Mensais de Lideranças para a troca de informações e experiências, discussão de resultados e temas para desenvolvimento pessoal, incluindo o Comitê de Organização de Limpeza. Na área operacional, o destaque foi a produção de álcool 79° GL e os testes de produção de Levedura Seca.

No setor ambiental, a Enersugar recebeu a renovação da Licença de Operação junto à Cetesb e está implementando um Plano de Gestão Ambiental, além de ter recebido a Certificação Renovabio para a atividade agrícola e a outorga para gestão da represa vizinha à indústria. Na comunicação interna, foi implantado o sistema de divulgação dos resultados da produção e o reforço nos diálogos semanais para informar os trabalhadores das ações em andamento na empresa.

LEIA MAIS > Dirigentes da Usina Batatais participam de viagem comercial à Índia

O setor de segurança ganhou destaque pelo trabalho preventivo que resultou em três anos sem acidentes com afastamento. Houve ainda elevado número de ações, como a elaboração de procedimentos (embarque e desembarque de máquinas, descarregamento de produtos químicos, Análise de Segurança da Atividade (ASA), gerenciamento de mudança e instruções de trabalho na área da vinhaça), a implementação da Política de Consequências, e os programas SEG+ e Guardiões do Transporte.

Na área de administração, além de importantes iniciativas que resultaram na otimização dos procedimentos e na gestão eficientes dos recursos da Enersugar, foi implantada a planilha Vendedorlist, com objetivo de facilitar a localização de empresas e profissionais para a aquisição de produtos e a contratação de serviços. O sistema permitiu o estreitamente de relação com fornecedores para alcançar melhores resultados.

Banner Revistas Mobile