Usinas

Usina Lins conquista três prêmios no MasterCana Brasil & Award 2023

A cerimônia de premiação aconteceu no dia 23 de outubro, na capital paulista

Usina Lins conquista três prêmios no MasterCana Brasil & Award 2023

“Aumentar o resultado do negócio através da eficiência operacional e da diversificação faz parte do compromisso da Usina Lins. E é com essa dedicação incansável que a empresa celebra uma significativa conquista no MasterCana Brasil e Award 2023, reforçando seu comprometimento com a inovação, eficiência e qualidade em gestão”, afirmou a direção da usina.

A cerimônia, realizada na segunda-feira (23), na capital paulista, reuniu líderes do setor, autoridades e representantes de grupos ligados à cana-de-açúcar, e marcou mais um ano de reconhecimento: na edição deste ano, a Usina Lins conquistou três prêmios nas categorias Tecnologia & Inovação e Gestão: “Otimização da Manutenção: Redução do Backlog”, “Gestão Ativa de Absenteísmo” e “Gestão de Pessoas no Power BI”.

LEIA MAIS > MasterCana Award e MasterCana Brasil celebram a integração tecnológica

Marcos Aparecido Pinatti, gerente de Manutenção e Energia

Superação de Desafios na Manutenção Industrial

Nas complexas operações de uma usina, a manutenção industrial é um pilar fundamental para garantir a eficiência dos processos. A Usina Lins, comprometida com a otimização de suas operações, identificou um desafio crítico: o backlog de manutenção industrial, que afetava a agilidade e a eficácia de seus processos. O termo “backlog” refere-se a uma situação em que há um acúmulo de tarefas de manutenção programadas que ainda não foram concluídas. Essas tarefas podem variar desde inspeções de rotina até reparos necessários em equipamentos e instalações.

Para superar esse obstáculo, a equipe de manutenção, liderada por Marcos Aparecido Pinatti, gerente de Manutenção e Energia, empenhou-se em encontrar uma solução inovadora.

“Nossa usina sempre buscou otimizar os processos, garantindo a alocação eficiente de recursos para maximizar os resultados. A redução do backlog de manutenção industrial foi um desafio que abraçamos com entusiasmo’, disse.

LEIA MAIS > Cocal é destaque no prêmio MasterCana Brasil 2023

Compromisso com a Saúde Ocupacional

José Francisco Arazabone Neto, gerente de Segurança e Saúde Ocupacional

“A Usina Lins reconhece que seus colaboradores desempenham um papel fundamental no sucesso da empresa, e que a saúde e o bem-estar das pessoas são prioridades. Nesse contexto, a empresa assumiu o compromisso de alcançar o ZERO Acidente em suas operações. No entanto, o desafio do absenteísmo, principalmente relacionado a atestados médicos, se apresentou como uma barreira significativa”, ressalta a empresa.

José Francisco Arazabone Neto, gerente de Segurança e Saúde Ocupacional, explica que a gestão proativa foi crucial para o alcance dos resultados. “Assumimos o compromisso de estender o desafio do ‘ZERO Acidente’ assumido por nossas operações, também para o absenteísmo, sendo que, através de um olhar analítico e uma gestão preventiva e eficiente, conseguimos otimizar nossos processos e assim reduzir de forma significativa tanto os atestados médicos quanto consequentemente os dias de ausência”, afirmou.

LEIA MAIS > CEISE Br e CIESP: Futuro Energético e Desenvolvimento Sustentável em Sertãozinho

João Paulo Molinari, coordenador de Administração de Pessoal

Diante das necessidades de otimização de processos e tomada de decisões estratégicas na Usina Lins, o investimento na implementação do Power BI se tornou imperativo. De acordo com João Paulo Molinari, coordenador de Administração de Pessoal, a gestão de indicadores desempenha um papel crucial, fornecendo insights valiosos para a melhoria e o desenvolvimento dos colaboradores, bem como para a eficácia das operações.

“Com o Power BI, conseguimos personalizar nossos relatórios de acordo com as necessidades dos processos e compartilhá-los de maneira ágil e segura com nossos clientes internos e isso aumentou a colaboração entre as equipes”, explicou.

Com uma visão de melhoria contínua e uma abordagem voltada para a excelência, a Usina Lins demonstra sua capacidade de superar desafios na manutenção industrial, seu empenho na saúde ocupacional e seu compromisso com a gestão de pessoas. “Essas conquistas são reflexos de uma empresa que não apenas reconhece os obstáculos, mas também os transforma em oportunidades”, conclui a companhia.

LEIA MAIS > Cresce produção de açúcar no Norte-Nordeste

MasterCana Award Brasil conta com patrocínio da DrulNetafim e apoio de AxiAgroCaltecCarmeuseS-PAA e Spraying System.

Para assistir à cerimônia completa de premiação CLIQUE AQUI

Fotos do evento disponíveis neste link

Banner Revistas Mobile