Mercado

Usina Cucaú desenvolve práticas ambientais para garantir a sustentabilidade do açúcar e etanol produzidos

Danielle Cristina, analista ambiental da Usina Cucaú conta os detalhes

Usina Cucaú desenvolve práticas ambientais para garantir a sustentabilidade do açúcar e etanol produzidos

Diante da demanda cada vez maior do mercado por produtos de base sustentável, as companhias do setor bioenergético precisam, cada vez mais, ter posturas corporativas que sejam socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e corretas do ponto de vista de governança, conforme estabelece o conceito ESG, a sigla que virou sinônimo de sustentabilidade e vem sendo cada vez mais exigida.

LEIA MAIS > Plantio vertical da Usina Estivas promete revolucionar cultura da cana

Aderindo a essas práticas nas últimas safras, o Grupo EQM, conquistou em outubro de 2022 o troféu MasterCana Brasil 2022, na categoria “Preservação ambiental”, na vertente Performance.“Se não houver uma visão mais generosa em relação ao que significa a natureza, os empresários do setor devem usar seu pragmatismo para entender que seus produtos só terão sustentabilidade, só chegarão aos grandes do mercado, sobretudo os mais exigentes, se ele tiver práticas ambientais contemporâneas,” disse Eduardo Queiroz Monteiro durante o evento de premiação após receber a láurea.

LEIA MAIS > Road Show da Transformação Digital passa pelo Grupo Olho D’Água e avalia Otimização em Tempo Real

Entre as ações ambientais promovidas pelo grupo está o trabalho de reintegração de animais, alguns deles ameaçados de extinção, a seus hábitats naturais. Além disso, o grupo possui onze mil hectares de floresta, a RPPN do Cendro, Alagoas, de mil hectares e a RPPN do Jaguarão, em Pernambuco.

LEIA MAIS > Em busca de 3 dígitos, Usina Petribu cultiva campo com mais de 500 variedades de cana-de-açúcar

Durante a passagem do Road Show da Transformação Digital pelo Grupo EQM, Danielle Cristina, analista ambiental da Usina Cucaú, conta mais detalhes sobre o trabalho realizado em Pernambuco que conta com um viveiro de mudas para reflorestamento da mata. “Temos uma produção de mais de cem mil mudas por ano com setenta espécies diferentes. A gente tem uma área no Jaguarão que contempla quase mil hectares de área protegida”, informa Cristina.

LEIA MAIS > Datarain Consulting AWS/Amazon e Axiagro querem revolucionar gerenciamento de OITs para computadores de bordo

Ela contou todos os detalhes sobre esse trabalho em entrevista ao CEO da Pró-Usinas e ProCana Brasil, Josias Messias, para o quadro JornalCana Entrevista. Uma iniciativa pioneira que você pode assistir abaixo. Aproveite e deixe seu like e comentários.

Time de gestão industrial do Grupo EQM avalia Otimização em Tempo Real

Ainda durante a passagem do Road Show pelo Grupo EQM o equipe de gestão industrial da Usina Utinga Leão composto pelo superintendente Tony Ramos reuniu-se com o CEO da Pró-Usinas e ProCana Brasil, Josias Messias, para estudar a viabilidade de implantação do S-PAA, considerando o potencial de ganhos, especialmente no que diz respeito ao balanço térmico na unidade. O S-PAA é atualmente o único software de Otimização em Tempo Real (RTO) para usinas de açúcar e etanol em todo o mundo e, inclusive, o único que controla de forma integral plantas de processo contínuo.

Banner Revistas Mobile