Usinas

Uisa investe em Programa de Inclusão Sociodigital para jovens

Participantes desenvolvem habilidades técnicas e comportamentais necessárias para a rotina profissional

Uisa investe em Programa de Inclusão Sociodigital para jovens

Com foco na transformação social e desenvolvimento humano, a Uisa, uma das maiores biorrefinarias do Brasil, anuncia o encerramento da primeira fase do Programa Inclusão Sociodigital. A iniciativa capacitou 21 jovens, com idades entre 16 e 18 anos, dos municípios de Nova Olímpia e Denise (ambos do MT), para atuarem na companhia.

Com 94 horas de formação, durante dois meses, os participantes aprenderam a base teórica de conteúdos programáticos, com foco nas áreas de Tecnologia, Automação, Inovação, Recursos Humanos, Comercial, Marketing, Logística e Agrícola.

Rodrigo Ribeiro Gonçalves, diretor de Tecnologia e Inovação da biorrefinaria, reforça o valor do programa. “Temos muito orgulho do nosso programa sociodigital. Por meio dele, fomentamos a inclusão de jovens das cidades próximas à Uisa ao mundo do trabalho, inspirando-os a inovar com simplicidade nas diversas áreas da empresa. Essa é apenas uma das maneiras de devolver para a sociedade tudo o que ela nos traz de benefícios. Para 2024, vamos continuar firmes nesta missão de promover transformação e dar oportunidades para que esses jovens façam parte da Uisa”, conta o diretor.

LEIA MAIS > Produtividade média da cana cresce 15 toneladas por hectare

O programa foi promovido pelas áreas de Tecnologia da Automação e Inovação e de Gente e Cultura da companhia. As aulas foram ministradas de forma voluntária por funcionários da Uisa, que puderam acompanhar todo o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos jovens participantes do programa.

A analista de Desenvolvimento Humano da Uisa, Jaiani Godrim dos Santos, conta que o projeto busca contribuir no desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais. “Essa transformação ajuda na independência para que eles possam trilhar carreiras profissionais de sucesso. É gratificante colher os resultados e contribuir voluntariamente. E mais gratificante ainda é ouvir deles que esse projeto mudou a vida de cada um, ver no rosto, no sorriso, além do brilho estampado nos olhos”, comenta.

Após meses de preparação, os participantes receberam o certificado de conclusão da primeira fase do programa. A cerimônia, que foi realizada na última sexta-feira (15), na Florescer Ação Social de Nova Olímpia, contou com a participação de amigos e familiares dos participantes, além da diretoria da Uisa e demais voluntários do programa.

LEIA MAIS >  Spraying Systems Co. inaugura nova fábrica na Grande São Paulo para atender a América do Sul

Natural de Denise – MT, Alberto Melo de Carvalho Silva, um dos participantes, conta sobre a experiência “surpreendente”. “Devido ao histórico de cursos na nossa cidade, pensei que seria só mais um curso, porém, no decorrer das aulas, fui gostando mais e mais. Nesse programa, pude ter aquela sensação de estar realmente gostando de algo. Graças aos instrutores serem funcionários, descobri como são as coisas em uma empresa, além da teoria”, diz o jovem.

Interessado pela área de Tecnologia, Alberto detalha sua expectativa para esse próximo ciclo. “Saber que poderei começar a fase adulta da minha vida já contratada, em uma empresa grande como a Uisa, é algo que eu nunca imaginaria”, diz Alberto.

A partir de janeiro, os 21 participantes iniciarão a fase prática dentro da biorrefinaria, em diversas áreas e setores.

LEIA MAIS > ANP informa alteração na quantidade de emissões de CBIOs informada em novembro

Primeira edição

Em janeiro de 2022, 10 jovens foram capacitados pelas equipes de Tecnologia da Automação e Inovação (TAI) e Gente e Cultura da Uisa. Ao final do programa, três desses participantes foram integrados ao quadro de funcionários, e passaram a atuar em demandas relacionadas a power bi, programação, suporte, manutenção, entre outras. 

Banner Revistas Mobile