Usinas

Tereza Cristina exalta Alysson Paolinelli no Sugar & Ethanol Dinner Brasil

A senadora também defendeu a necessidade de implementação de um marco legal para a questão de licenciamento ambiental

Tereza Cristina exalta Alysson Paolinelli no Sugar & Ethanol Dinner Brasil

Em tradicional jantar que reúne as principais lideranças do setor sucroenergético, o Sugar & Ethanol Dinner Brasil, realizado na capital paulista, nesta quinta-feira (26), a senadora Tereza Cristina (PP-MS), que comandou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) entre 2019 e 2022, prestou uma homenagem a Alysson Paolinelli.

O também ex-ministro da agricultura, falecido no último dia 29 de junho, aos 86 anos, desempenhou um papel fundamental na implementação de políticas que impulsionaram o crescimento e a modernização da agricultura brasileira, sendo inclusive, indicado ao prêmio Nobel da Paz. A indicação foi justificada pela contribuição do ex-ministro para a segurança alimentar no Brasil e no mundo.

LEIA MAIS > MasterCana Award e MasterCana Brasil celebram a integração tecnológica

“O agro vem sendo citado pelos programas, gerando soluções e mantendo viva a economia brasileira”. Com esta frase de Paolinelli, a senadora abriu seu discurso no jantar, diante das principais lideranças do segmento bioenergético.

“Este evento celebra a resiliência e adaptabilidade do setor de açúcar e etanol. Setor que enfrentou desafios ao longo de sua história e soube se reinventar, com práticas sustentáveis, inovando em tecnologia e contribuindo para o desenvolvimento econômico”, pontuou a senadora.

Tereza destacou também a produção de práticas sustentáveis que tem notabilizado o setor. “A implementação de políticas como o RenovaBio e o programa Combustível do Futuro, que visa reduzir as emissões de carbono, estimular a produção responsável de biocombustíveis e promover a inovação da indústria, beneficiando não só o meio ambiente, como estimulando o crescimento econômico e a geração de emprego”, ressaltou.

LEIA MAIS > Amcham levará à COP mais de R$ 31 bilhões em projetos ambientais de empresas no Brasil

Entre os desafios enfrentados pelo setor, a senadora aponta a finalização da reforma tributária que, em sua avaliação, pode ter impactos substancial no setor sucroenergético, “que não é apenas uma fonte de energia renovável, mas também uma fonte de emprego e desenvolvimento econômico”, disse.

Segundo a senadora, para que o agronegócio possa continuar contribuindo de forma robusta para o crescimento da nossa economia, “é fundamental que ele encontre um ambiente de segurança jurídica, de previsibilidade, que os contratos sejam respeitados e que as regras do jogo não mudem”, afirmou.

Tereza Cristina defendeu também o estabelecimento do Marco Temporal. “Ele estabelece clareza e previsibilidade em relação às áreas de propriedade, o que é vital para a definição de terras indígenas, protegendo o direito dos povos indígenas e também criando um ambiente em que os produtores rurais podem planejar seus investimentos com maior segurança”, disse

LEIA MAIS > Competição entre fontes renováveis deve se acirrar

Além do Marco Temporal, a senadora defendeu ainda a necessidade de implementação de um Marco Legal de licenciamento ambiental, definindo parâmetros claros para a aprovação de projetos.

Sugar & Ethanol Dinner Brasil

Desde 2000, a Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol tem sido o evento técnico de apoio ao Sugar & Ethanol Dinner Brasil, promovido pelo Sugar Club, que tem Carlos Franco, como presidente no Brasil.

Criado em Londres, há mais de 100 anos, o tradicional jantar, no formato “black-tie”, que é também realizado em Nova York, teve o “Ethanol” incluído na nomenclatura e passou a ser realizado a cada dois anos em São Paulo, reunindo um seleto grupo de representantes do setor. Esta foi a 11a edição do evento em solo brasileiro.

Confira alguns trechos do discurso de Tereza Cristina e algumas fotos do jantar do qual o JornalCana também marcou presença:

Banner Revistas Mobile