Usinas

Tereos encerra safra 2022/23 com moagem de 17,3 milhões de toneladas de cana

Volume representa 11% acima do processado na temporada anterior

Tereos encerra safra 2022/23 com moagem de 17,3 milhões de toneladas de cana

A Tereos Açúcar & Energia Brasil encerra a safra 2022/23 com moagem de 17,3 milhões de toneladas de cana, um aumento de 11% frente ao ano anterior e um crescimento acima do esperado para a região Centro-Sul (3%).

O mix de produção da companhia continua fortemente açucareiro – foram produzidos cerca de 1,6 milhão de toneladas de açúcar, 480 milhões de litros de etanol, além da geração de 1,4 GWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana durante o período.

“Iniciamos a safra 2022/23 com foco na recuperação de nossa produção, após um período desafiador que afetou as empresas do setor sucroenergético do Centro-Sul no ciclo passado. Investimos em soluções para otimizar e aumentar a eficiência de nossas operações e fomos capazes de entregar uma moagem acima das nossas projeções para o período, mostrando a resiliência da nossa operação e do nosso canavial”, comenta Pierre Santoul, diretor-presidente da Tereos Brasil.

LEIA MAIS > Czarnikow analisa custo de produção de açúcar ao redor do mundo

Em busca de melhores retornos para sua produção de etanol, a empresa registrou um recorde de exportação de etanol neste ano, com um aumento de cerca de 25% em relação ao ano anterior. “Esse crescimento foi possível especialmente devido à obtenção das certificações internacionais CARB (que permite a exportação para a Califórnia, nos EUA) e Bonsucro EU-RED (voltada para o mercado europeu), que permitiram a abertura de novos mercados”, diz a direção da empresa. O etanol exportado representou 20% da produção anual da companhia.

Já a exportação de açúcar deve atingir 1 milhão de toneladas via parceria com a VLI, considerando o período de ano-safra abril a maio.

De acordo ainda com a empresa, a sustentabilidade se manteve como uma de suas prioridades durante a safra 22/23. Nas operações, a empresa investiu em iniciativas para potencializar o reaproveitamento dos recursos industriais, reforçando a atuação na economia circular.

LEIA MAIS > Na reta final, safra de cana no Centro-Sul registra crescimento de 7,5% na produtividade

Pierre Santoul, diretor-presidente da Tereos Brasil

No campo, foram investidos cerca de R$ 24 milhões em um projeto para ampliar a utilização de vinhaça, resíduo da produção de etanol, para fertilização dos canaviais, aumentando em cerca de 40 mil hectares a aplicação nas áreas da empresa.

A safra também foi marcada pelo início da operação comercial da primeira planta de biogás da Tereos no país, localizada na unidade Cruz Alta, em Olímpia -SP. Além da geração de energia elétrica, o biogás produzido na planta também será destinado para produção do biometano, uma alternativa limpa aos combustíveis fósseis. A meta da empresa é, até 2030, atingir 100% da frota canavieira abastecida com o combustível.

“A sustentabilidade está no centro de nossa estratégia. Seguiremos investindo cada vez mais em soluções e iniciativas que promovam práticas sustentáveis em todas as etapas de nossa cadeia produtiva, fortalecendo nosso crescimento econômico atrelado à atuação responsável”, finaliza Santoul.

Banner Revistas Mobile