Usinas

Recuperada por fornecedores, usina renasce na pandemia e projeta terceira safra com crescimento

Unidade recebeu investimento de mais de 100 milhões para voltar a funcionar

Recuperada por fornecedores, usina renasce na pandemia e projeta terceira safra com crescimento

Em plena pandemia, a massa falida da antiga usina Pau D’Alho começou a ser modernizada por três de seus fornecedores de cana-de-açúcar, que em iniciativa inusitada, assumiram a empresa paralisada há sete anos.

Hoje, com a safra 2023/24 em pleno andamento, a rebatizada Enersugar Bioenergia deve processar 1,4 milhão de toneladas de cana, aumento de 40% sobre o total da safra anterior.

É a terceira safra seguida com crescimento expressivo, consolidando uma história de sucesso a partir da aposta de três fornecedores que, a partir de 2017, decidiram virar usineiros. O trio investiu mais de R$ 100 milhões de capital próprio e de investidores, sem recorrer a bancos. A iniciativa gerou mais de 1000 empregos diretos e indiretos, com forte impacto na economia da região, no Centro-Oeste paulista.

LEIA MAIS > CEISE Br comemora Dia da Indústria com jantar beneficente

“Partimos de 750 mil toneladas na primeira safra em 2020/21, para 1 milhão de toneladas em 2021/22 e projetamos 1,4 milhão para 2022/23, mas esse número contempla apenas o que já está contratado e o total pode ser superado”, explica o CEO da Enersugar Melchiades Donizete Terciotti, que comanda as operações desde a retomada.

O plano dos novos donos vem sendo seguido à risca, com a modernidade prevalecendo nas relações comerciais e de trabalho. Entre os principais diferenciais, Sylvio Ribeiro do Valle e os irmãos Dorival e Dirceu Finotti decidiram desde o início que a cana comprada de fornecedores seria remunerada acima do valor definido pelo Consecana, entidade que reúne fornecedores e representantes de usinas que, juntos, definem os preços com base na medição de açúcares totais recuperáveis (ATR) da cana entregue nas usinas.

LEIA MAIS > Usina Estivas planeja adoção de 100% do plantio vertical já no próximo verão

A reforma para o reinício das atividades em 2020 deixou a Enersugar com capacidade de moer 2,2 milhões de toneladas de cana por safra, portanto a empresa ainda tem espaço para continuar crescendo. Entre as medidas adotadas para 2023 está o aprimoramento na comunicação das atividades da usina, que ficará a cargo da MediaLink Comunicação Corporativa, com ampla vivência no agronegócio e particularmente no setor sucroenergético.

“É um privilégio acompanhar de perto e levar ao público a bela história de sucesso que vem sendo registrada pela Enersugar, fruto da iniciativa dos empreendedores que enxergaram uma oportunidade e do trabalho competente e profissional de uma equipe montada de forma criteriosa,” afirma o diretor executivo da MediaLink, Adhemar Altieri.

Banner Revistas Mobile