Usinas

Raízen vai fornecer energia renovável à rede de supermercados DIA

Com previsão de duração de cinco anos, parceria prevê a geração e comercialização de mais de 5.000 MWh de eletricidade por ano

Raízen vai fornecer energia renovável à rede de supermercados DIA

A Raízen fechou um contrato de geração distribuída compartilhada com o Dia para o fornecimento de energia renovável para 36 unidades da marca no estado de São Paulo, atendidas em baixa tensão pela distribuidora Neoenergia Elektro.

De acordo com a empresa, o biogás é a fonte de geração dessa energia, que já conta com outros clientes como Pernambucanas e concessionária Germânica (Volkswagen). O acordo ainda estabelece o gerenciamento de uma planta de biogás.

LEIA MAIS > Tereos leva energia renovável para evento da F1

A parceria, que pode durar cinco anos, prevê a geração e comercialização de 417 MWh/mês para a rede varejista e uma redução de emissões que pode chegar a 778 tCO2. Por ano, serão 5.000 MWh de energia limpa, o que – além de gerar uma economia anual significativa nas contas de luz da marca – traz o que de fato é mais importante: a redução de emissões de CO2, impactando positivamente nas questões climáticas.

Marcio Barros

As usinas que atendem a este acordo estão localizadas no município de Narandiba – SP, através do consórcio Cocal/Raízen, e já estão em operação. O fornecimento de energia elétrica para as lojas iniciou no início de outubro deste ano.

LEIA MAIS > Analistas avaliam que agro sustenta dados positivos da economia 

“É uma parceria extremamente importante, pois está alinhado com nossa meta em relação à redução de emissão de gases, estabelecida no compromisso global do Projeto Mudanças Climáticas, reforçando nosso compromisso de ser mais sustentável,”, destaca Marcio Barros, CEO do Dia.

Segundo ele, para gerar impactos positivos às questões de ESG, o grupo tem se guiado pelas premissas desse Plano, uma delas é a busca por fontes não poluentes de energia para atender as lojas e CDs, sendo que 100% dos Centros de Distribuição e mais de 400 lojas serão alimentadas por fontes renováveis até o primeiro semestre de 2023.

LEIA MAIS > Cocal e Raízen vão operar em parceria planta de energia elétrica a partir do biogás

Frederico Saliba

“Nós estamos verdadeiramente comprometidos com a pauta de sustentabilidade porque temos a convicção de que o que realmente importa e faz a diferença são ações que garantam um futuro cada vez mais social, ambiental e economicamente sustentável. Desta forma, temos trabalhado em ações como o projeto de energia renovável, em parceria com a Raízen, que certamente contribuirá com resultados extremamente positivos”, complementa Barros.

“Estamos muito felizes em anunciar essa parceria com uma marca tão relevante para o mercado brasileiro como o Grupo Dia. A Raízen tem um portfólio robusto de soluções em energia renovável para atender às diferentes necessidades dos nossos clientes na redução das emissões de gases de efeito estufa, na transição energética e no alcance das suas metas de sustentabilidade”, comenta Frederico Saliba, vice-Presidente de Energia e Renováveis da Raízen.

Banner Revistas Mobile