Usinas

Raízen lança pedra fundamental de sua 4ª planta de Etanol de Segunda Geração (E2G), em Barra Bonita -SP

Além de atuar em busca de soluções renováveis, projeto fomenta a economia local com geração de empregos e renda

Raízen lança pedra fundamental de sua 4ª planta de Etanol de Segunda Geração (E2G), em Barra Bonita -SP

A Raízen inaugurou a pedra fundamental da quarta planta de Etanol de Segunda Geração (E2G), que está sendo construída anexa ao Parque de Bionergia Barra, em Barra Bonita, interior de SP, com previsão de início da operação em 2024.

Assim com a planta do Parque de Bioenergia Univalem, em Valparaíso -SP, na qual a pedra fundamental foi inaugurada na semana passada, a planta de Barra terá capacidade de produção de 82 mil m³ de E2G por ano, adicionando uma capacidade anual de aproximadamente 164 milhões de litros de biocombustível.

LEIA MAIS > Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol destaca “A Próxima Revolução da Bioenergia”

Quando finalizar essa planta, a Raízen será alçada ao posto de único produtor mundial a operar quatro plantas de etanol celulósico em escala industrial, concretizando seu plano estratégico de expansão e ampliando seu portfólio de soluções renováveis, contribuindo de maneira efetiva com o processo de descarbonização de parceiros e clientes e reforçando seu compromisso de redefinir hoje o futuro da energia. O valor total do investimento chega a R$ 1.2 bilhões de reais.

A nova planta de E2G também contribui para o desenvolvimento da economia local, com geração de empregos, aumento da arrecadação no município e contribuição para o aquecimento financeiro no comércio regional.  Até o fim da construção, 170 empregos diretos e 700 indiretos serão gerados.

LEIA MAIS > Francis Vernon Queen Neto da Raízen é o Executivo do Ano no MasterCana Brasil 2022

Para isso, a Raízen firmou parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Barra Bonita para cursos do SENAI e SENAC, visando capacitação técnica das vagas que surgirão. O município ainda conta com o Centro Vocacional Tecnológico, que oferece toda a infraestrutura para que as capacitações aconteçam.

Escolas técnicas voltadas para cursos específicos também devem ser criadas para atender as novas demandas profissionais. Além disso, a nova planta aparece com um atrativo para redes hoteleiras, moradias esporádicas e restaurantes, que devem se instalar na região para atender a demanda de pessoas novas que chegam em função dos serviços e trabalhos gerados.

“Ver a quarta planta de E2G sendo construída é uma realização. É um projeto que, além de expandir nosso portfólio de soluções em renováveis, impulsionando a ampliação dos Parques de Bioernergia, ajuda a movimentar a economia do município de Barra Bonita, dando emprego, gerando renda e riqueza”, comemora Francis Queen, VP de Etanol, Açúcar e Bioenergia da Raízen.

Banner Revistas Mobile