Usinas

Raízen inaugura pedra fundamental de sua nova planta de E2G

A companhia investirá R$ 1 bi na expansão do Parque de Bioenergia Univalem, em Valparaíso - SP

Raízen inaugura pedra fundamental de sua nova planta de E2G

A Raízen inaugurou na terça-feira, dia 11, a pedra fundamental de sua terceira planta de etanol de segunda geração (E2G).

Com previsão de começar a funcionar em 2024 e investimento aproximado de R$ 1 bilhão, a planta anexa ao Parque de Bioenergia Univalem, em Valparaíso – SP, terá capacidade de produção de 82 mil m³ de E2G por ano.

LEIA MAIS > Raízen vai fornecer 1.953 MWh de energia renovável por ano para Pernambucanas  

Ao todo, serão gerados 168 empregos diretos e cerca de mil indiretos durante a construção da unidade. Além dos investimentos diretos, a nova planta irá fomentar a geração de empregos, o aumento da arrecadação no município e aquecimento financeiro no comércio regional, principalmente em redes hoteleiras, moradias temporárias e restaurantes, durante o período de obras do projeto.

O E2G é produzido a partir de uma tecnologia proprietária da Raízen, utilizando como insumo o bagaço da cana-de-açúcar, biomassa que é extraída do processamento da cana e produção do etanol de primeira geração (1G) e açúcar.

Sendo um biocombustível avançado, ele tem potencial para elevar em cerca de 50% a capacidade de produção de etanol da Raízen, sem necessidade de adicionar um hectare de terra e produzindo cada vez mais litros por tonelada de cana.

LEIA MAIS > Em parceria com a Raízen, Volkswagen inicia testes com seu 1º caminhão autônomo

Francis Queen

Além disso, sua produção resulta em uma molécula com significativa redução de emissão de CO2, abaixo do etanol convencional.

Isso torna o E2G um produto chave na transição energética, podendo ser usado para diversos fins além da mobilidade, oferecendo soluções para aplicação industrial — como matéria prima para a produção de plástico verde, por exemplo –, e versões mais limpas para os combustíveis de aviação e marítimo, reforçando o combate às mudanças climáticas e colaborando de maneira efetiva para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 86%.

Segundo Francis Queen, vice-presidente de Açúcar e Renováveis da Raízen, o investimento consolida o posicionamento da companhia como uma empresa integrada de energia. “A nova planta de E2G é mais um passo da companhia em ações de inovação e investimento em energias limpas e renováveis, atendendo as demandas globais por soluções mais limpas, além de incentivar o desenvolvimento da economia local”, destaca Queen.

LEIA MAIS > Raízen chega a 50% das obras na planta de etanol de segunda geração de Guariba – SP

As obras da segunda planta da empresa localizada em Parque de Bioenergia Bonfim, em Guariba – SP já atingiu 50%

A Raízen opera atualmente uma planta de E2G no Parque de Bioenergia da Costa Pinto, em Piracicaba -SP desde a safra 2014-2015, e já atingiu 50% das obras da segunda planta dedicada ao biocombustível, localizada no Parque de Bioenergia Bonfim, em Guariba -SP.

A companhia também deu início à construção de uma planta de E2G no Parque de Bioenergia Barra, em Barra Bonita -SP.

As quatro plantas deverão estar operacionais entre 2023 e 2024 e terão uma capacidade total de aproximadamente 280 milhões de m³ por ano, dos quais 80% já foram comercializados em contratos de longo prazo.

Este marco irá consolidar a Raízen como o único produtor mundial a operar quatro plantas de etanol celulósico em escala industrial, concretizando seu plano estratégico de expansão e ampliando seu portfólio de soluções renováveis, contribuindo de maneira efetiva com o processo de descarbonização de parceiros e clientes e reforçando seu compromisso de redefinir hoje o futuro da energia.

Banner Revistas Mobile