Cogeração

Raízen vai fornecer 1.953 MWh de energia renovável por ano para Pernambucanas  

Acordo firmado entre empresas vale até 2027 e representa a maior parceria do Grupo com uma varejista de moda

Raízen vai fornecer 1.953 MWh de energia renovável por ano para Pernambucanas  

A Raízen fechou parceria com a Pernambucanas com o objetivo abastecer 243 lojas da marca, com energia renovável, por meio da solução de Geração Distribuída, usando fontes de energia solar, biogás e hídrica. Essa é a maior parceria da Raízen com uma varejista de moda até o momento e a distribuição contemplará diversas localidades.

O acordo prevê a geração anual de 1.953 MWh de energia renovável até 2027. Esse volume poderia abastecer uma cidade com cerca de 4 mil habitantes por ano e a produção de energia limpa realizada para a iniciativa pode proporcionar a redução de 192 toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera.

LEIA MAIS > De olho no etanol, Mubadala aumenta oferta para compra da BP Bunge

Sergio Borriello

No total, as lojas da Pernambucanas contempladas com o fornecimento de energia limpa da Raízen estarão localizadas em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal, todos atendidos por 18 distribuidoras diferentes. As lojas estão localizadas em: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiânia, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Tocantins.

“Evoluir olhando para o cuidado com o futuro e a importância da urgência climática faz parte das estratégias do nosso negócio. A parceria com a Raízen é mais uma de nossas iniciativas para seguirmos na missão de uma gestão ambientalmente correta, e o processo de descarbonização da nossa operação é parte fundamental nisso”, afirma Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas.

LEIA MAIS > Brasil é escolhido para sediar eventos globais de energia limpa em 2024

Rafael Rebello

“Iremos fornecer energia renovável em 18 estados, com espaço em usinas de imediato e algumas plantas em construção com conexão prevista em 2023. A Raízen irá atender praticamente toda sua demanda no Brasil, visto que puderam fazer, em uma única negociação, o suprimento da sua necessidade e ter um parceiro estratégico, de confiança, em um mercado com concorrentes regionais”, comemora Rafael Rebello, diretor de Soluções de Energia e Renováveis da Raízen.

Atualmente, a empresa bioenergética tem em seu portfólio cerca de 5% da geração de energia renovável do Brasil, com 2 GW de capacidade, sendo 70% centralizada na biomassa e 30% na geração distribuída solar, pequenas centrais hidrelétricas e aterro sanitário.

LEIA MAIS > Conferência Internacional DATAGRO Sobre Açúcar e Etanol destaca novos mercados e oportunidades para bioenergia

Desde 2009, 16% das lojas da Pernambucanas já compram energia de matrizes energéticas renováveis, por meio do mercado livre de energia. A projeção para os próximos dois anos é que a marca migre 33% do número total de lojas para esse sistema. Assim, será possível alcançar 80% de lojas utilizando um sistema limpo de energia.

Banner Revistas Mobile