Usinas

Projeto educacional da BP Bunge aborda energia renovável

Em parceria com secretarias de educação, alunos de escolas municipais produzem livro e podcast “A Energia que se Renova”

Capa do livro “Aprender com Energia - A energia que se Renova” (esq.) e ilustrações produzidas por alunos do Ensino Fundamental I. (Foto: Reprodução)
Capa do livro “Aprender com Energia - A energia que se Renova” (esq.) e ilustrações produzidas por alunos do Ensino Fundamental I. (Foto: Reprodução)

A BP Bunge Bioenergia concluiu neste mês a ação “Aprender com Energia”, iniciativa educacional voltada a conscientização de alunos de escolas públicas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I sobre o tema energia renovável.

O “Aprender com Energia” foi desenvolvido em parceria com a editora Horizonte – Educação e Comunicação e com apoio das secretarias municipais de educação em comunidades onde estão localizadas as unidades da empresa.

Ao todo, oito munícipios dos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Tocantins participaram da ação, que envolveu 41 professores e funcionários da própria BP Bunge, e impactou cerca de 1.400 estudantes.

LEIA MAIS > Um dos destaques do Brasil na COP 27, RenovaBio completa 5 anos sob risco de desidratação

“Apoiar projeto com jovens estudantes é influenciar positivamente o futuro de gerações. É conectar a nossa comunidade aos nossos valores e compromissos de sustentabilidade na transição energética do país e reconhecer que juntos podemos criar melhores perspectivas de desenvolvimento social e econômico.”, diz Mara Pinheiro, diretora de Comunicação e Relações Institucionais da BP Bunge Bioenergia.

Na primeira fase da ação, foram realizadas oficinas com os educadores das cidades envolvidas. Cada participante recebeu o “caderno do professor” com introdução ao tema. Na etapa seguinte, em salas de aula, os estudantes, orientados pelos professores, produziram textos, ilustrações e podcast, como se fossem cartas, destacando aspectos como “energia que move a vida”, “formas de energia renovável”, “história da energia” e “como se gera a energia”.

LEIA MAIS >Czarnikow analisa custo de produção de açúcar ao redor do mundo

As 87 criações de alunos de 14 escolas foram avaliadas por uma banca e, as selecionadas, deram origem ao livro “Aprender com Energia – A energia que se Renova”. Além disso, os autores que tiveram seus textos publicados foram convidados a narrar suas produções.

A iniciativa parte da premissa de que a educação é um dos principais meios de contribuir para o desenvolvimento social e econômico local. Para compartilhar conhecimento, o material, em formato de e-book e podcast, está disponível no site Aprender com Energia.

Banner Revistas Mobile