Usinas

Produtores começam a investir em tratores movido a biometano

Primeira unidade foi vendida para fazenda em Mato Grosso do Sul

Produtores começam a investir em tratores movido a biometano

A venda do primeiro trator movido a biometano no Brasil inaugura um novo segmento de máquinas agrícolas e marca o início de uma nova etapa na busca pela transição energética no país.

O modelo T6.180 Methane Power, da New Holland, com motor da FPT Industrial, que utiliza gás proveniente da decomposição de resíduos orgânicos como combustível, foi adquirido pela SF Agropecuária, uma empresa sediada em Brasilândia – MS e atuante no setor de suinocultura, com um abate anual de cerca de 180 mil animais.

O trator, importado de Basildon, possui um motor N67 NG de 180 cv de potência e 740 Nm de torque, o modelo entrega o mesmo desempenho e durabilidade de um equivalente diesel. Em condições reais de trabalho, as emissões são reduzidas em até 80% em comparação a um trator convencional, oferecendo inúmeras vantagens ambientais, com custos de operação até 30% mais baixos e menor vibração

LEIA MAIS > Congresso UDOP traz a transição energética com destaque para 1,6 mil profissionais de 12 áreas

Para a SF Agropecuária, a aquisição do trator representa benefícios ambientais e operacionais em suas fazendas, que além da produção suína, também possuem um rebanho de 33 mil bovinos e uma área de plantio com futura produção de 1,6 mil hectares de soja e outros mil hectares de sorgo. O trator movido a biometano oferece uma fonte de energia limpa e renovável, com uma produção de CO2 significativamente menor do que outras opções.

A disponibilidade do combustível no local também é uma grande vantagem para a fazenda, como enfatiza Fábio Pimentel de Barros, diretor da SF Agropecuária.

Além de utilizar o biometano como combustível para o trator, a empresa também aproveita o gás produzido em suas fazendas para a geração de eletricidade e abastecimento de um caminhão. Barros destaca que, em termos de economia, o uso do gás como substituto do diesel é três vezes mais vantajoso do que a geração de eletricidade a partir dele.

Antes de ser comercializado no Brasil, o trator passou por testes desde 2017 como protótipo, com resultados excelentes. Em 2022, o modelo T6 Methane Power foi eleito Trator Sustentável do Ano durante a EIMA Internacional, uma importante feira mundial de máquinas agrícolas, realizada em Bolonha, na Itália.

Essa matéria faz parte da edição junho/julho (345) do JornalCana. Para ler, clique AQUI!

Banner Revistas Mobile