Mercado

Pesquisa traça diagnóstico da armazenagem agrícola no Brasil

Realizada pela ESALQ-LOG em conjunto com o Sistema CNA Senar, a pesquisa ouviu mais de mil produtores rurais de todo país

Pesquisa traça diagnóstico da armazenagem agrícola no Brasil

Resultados da pesquisa sobre o “Perfil da armazenagem agrícola no Brasil sob a ótica dos produtores rurais” apontam que 61% dos entrevistados não têm infraestrutura de armazenagem na propriedade, enquanto 19,8% possuem armazém do tipo silo, convencional ou graneleiro.

O estudo apontou também que 72,7% dos produtores ouvidos investiriam em armazéns mediante condições atrativas de crédito e taxas de juros.

A pesquisa mostrou, ainda, que a armazenagem traz ganhos econômicos para a propriedade.

Um primeiro relatório foi a identificação do perfil da armazenagem agrícola sob a ótica dos produtores rurais, buscando entender esse perfil e por quais razões alguns produtores rurais investem, enquanto outros não, em infraestrutura de armazenagem.

LEIA MAIS > Por que a Tereos aposta no biogás para produção de energia elétrica?

Thiago Guilherme Péra, coordenador na ESALQ-LOG compilou alguns dados pesquisa que indicam que:

– 41,2% dos produtores que possuem armazéns próprios estocaram mais de 75% da produção na infraestrutura;

– 42,2% dos produtores armazenaram grãos entre 4 a 6 meses na própria infraestrutura;

– 24,2% dos produtores com infraestrutura de armazenagem declararam um ganho econômico entre 6% e 10% com o uso da armazenagem;

– 20,1% dos produtores que utilizaram armazenagem própria tiveram uma perda média (% por mês) de 0,11% a 0,25% do volume armazenado;

– 30,1% dos produtores com infraestrutura de armazenagem não têm interesse em expandir a capacidade estática, em contraste com os 69,9% que têm interesse, visando atender um crescimento da produção e terceiros.

LEIA MAIS > Sem grandes investimentos, Usina Vertente aumenta performance de extração e aumenta moagem

De acordo com o relatório, os principais desafios enfrentados pelos produtores com infraestrutura própria são: falta de pessoal qualificado, gestão da qualidade e umidade, manejo de pragas e problemas com energia elétrica.

Segundo Péra, é notável o aumento do uso de silo bolsa no Brasil nos últimos anos.

A pesquisa revela que 9,9% dos produtores utilizaram apenas o silo bolsa, enquanto 9,2% o utilizam para complementar a infraestrutura de armazenagem. Os principais motivos para o uso do silo bolsa incluem: evitar gargalos de transporte durante a colheita, estratégia para obter melhores preços fora da época de colheita e evitar deixar os grãos a céu aberto.

Além disso, 25,9% dos produtores desconhecem linhas de crédito específicas para armazenagem. Os maiores fornecedores de serviço de armazenagem para os produtores que recorrem a tal serviço, mas não possuem infraestrutura própria, são as cooperativas às quais são associados (47,1%) e empresas de armazenagem (33,4%).

LEIA MAIS > Portos do Paraná esperam movimentar 42,5 milhões de toneladas de fertilizantes em 2023

Segundo a pesquisa, as principais razões para os produtores não investirem em infra de armazenagem são: alto custo de construção, dificuldade de acesso ao crédito para construção, falta de capital de giro para manter o negócio e outras prioridades de investimento na propriedade.

Banner Revistas Mobile